Datena agride Pablo Marçal com cadeirada durante debate da TV Cultura
Cadeirada aconteceu no debate da TV Cultura, na noite de domingo (15). Datena foi expulso, enquanto Marçal foi levado para o hospital.
Clique aqui e escute a matéria
O baixo nível tomou conta do debate da TV Cultura com os candidatos à prefeitura de São Paulo nas eleições 2024, na noite de domingo (15). O cúmulo foi a agressão do apresentador José Luiz Datena (PSDB) a Pablo Marçal (PRTB).
A tensão entre os dois iniciou no segundo bloco, quando Marçal afirmou que o apresentador assediou uma mulher. Datena, que deveria questionar Marçal, deixou de perguntar e disse que o adversário "subverteu" os outros debates ao encaminhar seus eleitores para suas redes sociais ao não responder às perguntas.
Marçal chamou o tucano de "Dapena" e sugeriu que Datena deveria "pedir perdão para as mulheres".
"Eu quero saber se você tocou na vagina dela, como é que foi essa questão do assédio sexual", comentou o coach.
Datena se defendeu afirmando que a acusação gerou "um grande problema para a minha família", mas a investigação não avançou. "A polícia não viu prova nenhuma, nem o Ministério Público, que arquivou o processo", continuou o apresentador. Que termina seu tempo afirmando que "A pessoa que me acusou se retratou publicamente em cartório e pediu desculpas".
A cadeirada de Datena em Marçal
Sorteado para questionar Datena, Marçal perguntou quando o adversário deixaria a disputa eleitoral, alfinetando desistências anteriores.
O apresentador ignorou a pergunta e voltou a responder à acusação de assédio. "Calúnia difamação" provocaram a morte de sua sogra, disse.
"E o que você fez comigo hoje foi terrível, espero que Deus lhe perdoe. Você me pediu perdão anteontem, eu te perdoei, agora não perdoo mais", concluiu José Luiz Datena, no quarto bloco do debate à prefeitura de São Paulo.
Marçal provocou o apresentador novamente, ao lembrar que Datena ameaçou bater nele no debate da TV Gazeta/MyNews. "Você é um arregão. Você atravessou o debate esses dias pra me dar um tapa e falou que você queria ter feito", afirmou o candidato do PRTB. "Você não é homem nem para fazer isso. Você não é homem", seguiu provocando.
Datena, então, saiu de seu lugar, pegou a cadeira de Marina Helena (Novo) e caminhou em direção a Marçal. Quando Pablo Marçal se virava para encarar o apresentador, recebeu o golpe do objeto.
A TV Cultura interrompeu a transmissão no momento. Fora do ar, Marçal chamou o apresentador para a briga, mas Ricardo Nunes (MDB) segurou Datena, que se preparava para pegar outra cadeira.
Expulsão de Datena e saída de Marçal
O mediador Leão Serva disse, na volta do debate, que Datena havia sido expulso do programa e que Pablo Marçal se sentiu mal e também havia deixado o debate.
O influenciador foi ao hospital Sírio-Libanês, que foi vetado pela campanha de divulgar o boletim médico. Datena foi ao mesmo hospital, segundo a assessoria do PSDB.
"Não me arrependo"
Ao ser questionado pela Cultura, Datena afirmou que não se arrepende da agressão. "Claro que não", disse ao deixar os estúdios.
A assessoria de Pablo Marçal vai denunciar Datena à Justiça Eleitoral. "Vamos registrar alguma ação na Justiça eleitoral pleiteando a responsabilização eleitoral do candidato Datena", dissr Tassio Renan, assessor jurídico da campanha.
"Um dos momentos mais absurdos da TV brasileira, certamente dos debates", disse Leão Serva, após o caso.