Sinais científicos de que você está apaixonado: como a ciência explica uma pessoa apaixonada
Como a ciência identifica uma paixão a partir de sinais psicológicos.

Está com dúvidas se o que você sente é paixão ou apenas algo do momento? A ciência e psicologia podem identificar um apaixonado a partir de uma junção de sinais.
Diversas pesquisas científicas abordam o que o corpo entende como amor e o que o sentimento causa biologicamente no nosso corpo e mente.
A seguir, entenda 5 possíveis sinais científicos de que você está apaixonado, selecionados pelo portal norte-americano Live Science.
5 Sinais de que você está apaixonado ou apaixonada
1. Você considera seu amado(a) como único(a)
Segundo um artigo de 2017 publicado pelo jornal Archives of Sexual Behavior, os altos níveis de dopamina que seu corpo libera quando pensa ou está com a pessoa fazem com que dificilmente você consiga se envolver com outra pessoa.
2. Você foca muito nas qualidades, deixando os defeitos de lado
Pessoas apaixonadas correm o risco de idealizar a pessoa amada e focar no que elas têm de agradável, de acordo com pesquisa publicada pelo Journal of Personality and Social Psychology.
3. Pensa sempre em pequenas coisas e momentos que lembram a pessoa
Quando a pessoa está apaixonada, ela costuma ter um pico de noradrenalina, hormônio associado ao aumento da memória na presença de novos estímulos. Esse composto, juntamente com a dopamina, pode influenciar a sua mente a focar muito na pessoa amada e deixar um pouco de lado o mundo ao seu redor. A informação vem de pesquisa publicada no Science Daily.
4. Emoções instáveis
Sensações de euforia, aumento de energia, insônia, perda de apetite e até desespero podem oscilar rapidamente a depender do estado da relação. Essas mudanças drásticas de humor podem ser comparadas à dependência química, segundo artigo da revista Philosophy, Psychiatry and Psychology.
5. Você pensa na pessoa com muita frequência
De acordo com estudo do Journal of Psychophysiology, homens e mulheres apaixonados admitiram pensar em seus amados durante cerca de 65% do tempo em que estão acordados.
Fonte: Terra