PÁSCOA

Evangélicos podem comer carne na Semana Santa? Conheça a tradição protestante

A celebração, seguindo a tradição, muda a depender da religião. Entre os cristãos, por exemplo, evangélicos e católicos vivenciam o período de formas diferentes

Imagem do autor
Cadastrado por

Marcelo Aprígio

Publicado em 27/03/2024 às 9:02 | Atualizado em 27/03/2024 às 9:03
Notícia
X

Clique aqui e escute a matéria

Celebrada por religiões judaíco-cristãs, a Páscoa tem um signficado diferente para cada fé. Para os cristãos, o período da Semana Santa, celebrado após a primeira Lua cheia que ocorre depois do equinócio de primavera/outono, é de suma importância.

Durante esse período do ano, os cristãos relembram a história da vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo, filho de Deus.

A celebração, seguindo a tradição, muda a depender da religião. Entre os cristãos, por exemplo, evangélicos e católicos vivenciam o período de formas diferentes.

Entre as principais diferenças está a questão do jejum de alguns alimentos. Na tradição católica, por exemplo, a Sexta-Feira Santa (ou até mesmo toda a Quaresma) representa uma data destinada para a prática de privações como a de não consumir carnes e frango por ser uma de penitência pela morte de Cristo.

O jejum na sexta é uma tradição antiga e é uma prática que os fiéis não deixaram de realizar porque lembrava e lembra, para os católicos, o derramamento do sangue de Cristo na cruz pela humanidade.

Alguns alimentos, no entanto, podem ser consumidos nessa data, sem restrição, a exemplo do peixe. Para muitos católicos, além de ser saudável, o peixe está presente em relatos bíblicos e por isso pode ser consumido.

EVANGÉLICOS PODEM COMER CARNE NA SEMANA SANTA?

Diferente da tradição católica, os evangélicos não costumam necessariamente fazer jejum de carne ou qualquer outro alimento na "Sexta-feira Santa".

Para os evangélicos, qualquer dia pode ser dia de jejum. Isso porque para esses religiosos, a abstinência depende da necessidade de cada fiel. Para protestantes, o jejum pode ser em prol de algum amigo ou familiar, por exemplo.

Além disso, para os evangélicos a principal forma de recordar o sacrifício de Cristo é por meio da realização do culto de Santa Ceia.

Há igrejas que promovem a Santa Ceia do Senhor todos os meses, como é o caso da Assembleia de Deus.

Tags

Autor