sexta-feira santa

Por que não pode comer carne na Sexta-feira Santa, mas pode peixe? Entenda

Na tradição cristã, os fiéis abdicam de comer carne vermelha como forma de jejum

Imagem do autor
Cadastrado por

Alice Lins

Publicado em 29/03/2024 às 5:31
Notícia
X

Clique aqui e escute a matéria

A Sexta-feira Santa, que marca a crucificação e a morte de Jesus Cristo, é um evento significativo para muitas denominações cristãs.

Esta celebração acontece no último dia da Semana Santa, dentro da Semana da Paixão, antecedendo a Páscoa. Em 2024, a Sexta-feira Santa será em 29 de março e é reconhecida como feriado nacional.

Durante este dia, os cristãos observam um período de reflexão, penitência e luto pela morte de Jesus na cruz, preparando-se para a celebração da sua ressurreição no Domingo de Páscoa.

VERSÍCULO DE PÁSCOA: MENSAGEM com VERSÍCULO DA RESSURREIÇÃO DE JESUS

Por que se come peixe na Sexta-feira Santa?

Muitas pessoas escolhem jejuar parcialmente ou abster-se de carne vermelha, seguindo tradições religiosas, optando por peixes, frutos do mar, vegetais, legumes, ovos e pratos vegetarianos.

O costume de consumir peixe durante a Sexta-feira Santa está associado à prática de jejum e abstinência.

O peixe é considerado uma opção mais simples e modesta do que a carne vermelha, além de ser mais abundante em algumas regiões.

Na tradição cristã, o peixe também possui um significado simbólico, relacionado aos milagres realizados por Jesus Cristo, como a multiplicação dos pães e peixes.

Um fator que reforça a restrição do consumo de carne vermelha se refere à crença de que este tipo de carne está relacionada ao sangue derramado por Cristo na crucificação.

Como sei que dia do mês é a Sexta-feira Santa?

A data da Semana Santa varia a cada ano. Para calcular a data da Páscoa, adiciona-se 46 dias à Quarta-feira de Cinzas, o dia seguinte ao Carnaval.

*Com informações do portal de notícias O Globo

Tags

Autor