exercícios físicos

Qual o melhor horário para fazer uma caminhada?

Especialista revelam estudos sobre os benefícios da caminhada para a saúde

Imagem do autor
Cadastrado por

Alice Lins

Publicado em 31/03/2024 às 20:30 | Atualizado em 31/03/2024 às 21:38
Notícia
X

Clique aqui e escute a matéria

A caminhada é uma das formas mais fáceis de se exercitar para quem deseja movimentar mais o corpo. Muitos pensam que, por ser um exercício de pouca intensidade, não traz tantos resultados à saúde.

Esse pensamento não só é equivocado como especialistas de Harvard afirmam que andar durante 15 minutos por dia pode acrescentar dois anos a sua expectativa de vida.

E mais: a prática de caminhada por 30 minutos em cinco dias da semana é capaz de aumentar três anos e meio à linha do tempo dos indivíduos.

Caminhar, além de potencializar o emagrecimento, pode condicionar a melhora do sistema musculoesquelético e a saúde cardiovascular e mental.

O horário ideal da caminhada

Pesquisadores da Universidade de Iowa descobriram que caminhar em uma superfície plana usando um colete pesado, equivalente a 15% do peso corporal, pode queimar 12% mais calorias.

Integrar exercícios de força, como flexões, agachamentos, afundos e elevações pélvicas, também pode potencializar o treinamento. Andar em terrenos inclinados também é uma estratégia eficaz.

Essas atividades contribuem para o ganho de massa muscular, aumentando assim o gasto calórico, já que os músculos demandam mais energia.

Um estudo da Universidade Harvard sugere que caminhar rapidamente por 30 minutos após o jantar pode resultar em duas vezes mais perda de peso, especialmente na região abdominal.

Recomenda-se que a refeição noturna seja leve e feita até, no máximo, às 20h.

*Com informações do portal de notícias Metrópoles

VEJA TAMBÉM: EXERCÍCIOS DE PILATES PARA EXECUTAR EM CASA

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor