DIA DA MENTIRA

Por que dia 1 de abril é o Dia da Mentira? Veja mentiras mais contadas

O Dia da Mentira tem suas origens incertas, mas se tornou uma tradição mundial que nos permite brincar com a verdade de forma inocente

Imagem do autor
Cadastrado por

Thiago Freire

Publicado em 01/04/2024 às 9:05 | Atualizado em 01/04/2024 às 9:53
Notícia
X

Clique aqui e escute a matéria

O Dia da Mentira é um dia engraçado em muitos lugares do mundo, momento em que as pessoas se sentem mais livres para brincar com mentirinhas contadas a amigos e familiares.

Mas como surgiu o Dia da Mentira e por que ele é comemorado sempre no Dia 1 de Abril? Vamos entender algumas das explicações possíveis para isso a seguir. Acompanhe!

Por que dia 1 de abril é o Dia da Mentira?

Os historiadores não têm certeza de como o Dia da Mentira começou, mas uma das teorias mais aceitas é que surgiu a partir de uma mudança de calendário no século 16, na França.

Até o ano de 1562, eles seguiam o calendário Juliano, que tinha o Ano Novo no dia primeiro de abril. As festividades da virada começavam no dia vinte e cinco de março.

Em 1564, o rei Carlos IX da França decidiu mudar o calendário para o gregoriano, com o ano começando em primeiro de janeiro.

No entanto, muitas pessoas não concordaram com a alteração e continuaram a comemorar o Ano Novo em primeiro de abril, como se nada tivesse acontecido.

Essas pessoas foram apelidadas de "bobos de abril", e o dia se transformou no Dia dos Bobos, ou Dia dos Tolos. Essa tradição se espalhou pelo mundo, e no Brasil se tornou o Dia da Mentira.

5 mentiras comuns do dia a dia

Agora que você já conhece a história do Dia da Mentira, vamos falar sobre algumas mentiras comuns que provavelmente você já ouviu ou contou por aí:

"Tudo bem?"

Quando você encontra alguém conhecido na rua e a pessoa pergunta "Tudo bem?", você responde automaticamente que está tudo bem, mesmo que nem sempre esteja. É uma mentirinha social comum.

"Daqui a 5 minutos eu chego"

Principalmente para quem mora no Recife e arredores, é comum dizer que está no Derby ou na Caxangá, mesmo que ainda esteja longe. É uma forma de amenizar a espera e não criar expectativas.

"Bora marcar alguma coisa"

Quando alguém propõe marcar um encontro ou sair juntos e você responde "Bora", sabendo que na prática provavelmente nada será marcado. É uma maneira de ser educado sem comprometer-se realmente.

"Nunca mais eu bebo"

Depois de uma ressaca ou de uma noite de excessos, é comum dizer que nunca mais irá beber, mas todos sabemos que essa promessa é difícil de cumprir.

"Li e concordo com os termos de uso"

Quantas vezes você já clicou em "Li e concordo com os termos de uso" sem realmente ler? Essa é uma mentira comum no mundo digital.


E você, também conta muito essas mentiras por aí?


Tags

Autor