COLESTEROL ALTO

Colesterol alto pode ocasionar infarto e AVC se não for tratado

Entenda a relação do colesterol alto com infarto AVC e infarto

Cadastrado por

Meliah Batista

Publicado em 05/03/2024 às 8:29 | Atualizado em 05/03/2024 às 9:56
Entenda a relação do colesterol alto com infarto AVC e infarto - Freepik

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), cerca de 40% dos brasileiros apresentam colesterol alto, o que aponta para a importância da divulgação dos riscos, tratamentos e formas de prevenção da condição.

RELAÇÃO DO COLESTEROL ALTO COM INFARTO E AVC:

Uma quantidade excessiva de gordura no corpo, responsável pelo colesterol alto, é um dos principais elementos de risco para enfermidades cardiovasculares, como o infarto e o acidente vascular cerebral (AVC).

O colesterol alto pode acumular-se nas paredes arteriais, levando à sua obstrução e interrompendo o fluxo sanguíneo para o coração; no caso das artérias cerebrais, o resultado pode ser um AVC.

A recomendação geral para prevenção do colesterol alto é:

Não fume, beba com moderação, faça atividade física regular e tenha uma alimentação balanceada em relação à proteína animal, com pouca gordura saturada, muita fibra, vegetais, frutas
presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes - Regional RJ (SBD-RJ), Daniel Kendler

Saiba os melhores exercícios para as taxas de colesterol, glicose e triglicerídeos:

FATORES DE RISCO DO COLESTEROL ALTO:

Indivíduos com 40 anos de idade ou mais, ou aqueles com outros fatores de risco como obesidade, diabetes, histórico familiar de doenças cardiovasculares e hipertensão, devem realizar exames laboratoriais para avaliar os níveis de colesterol, mesmo antes do intervalo padrão.

No Brasil, as doenças cardiovasculares lideram as estatísticas de mortalidade, e a predisposição genética pode contribuir para o colesterol alto, mesmo em pessoas com hábitos saudáveis. Portanto, exames de rotina são indispensáveis.

Fonte: Agência Brasil

Tags

Autor

Webstories