Colesterol

Confira 2 frutas que ajudam a baixar o colesterol alto

A palavra colesterol pode parecer intimidadora, mas é uma substância gordurosa essencial para manter uma boa saúde e garantir o funcionamento adequado do corpo ao longo da vida.

Imagem do autor
Cadastrado por

Lorena Lins

Publicado em 05/03/2024 às 16:41 | Atualizado em 05/03/2024 às 16:45
Notícia
X

A palavra colesterol pode parecer intimidadora, mas é uma substância gordurosa essencial para manter uma boa saúde e garantir o funcionamento adequado do corpo ao longo da vida.

Mas, equilibrá-lo é necessário, pois em níveis elevados, pode causar diversas doenças cardiovasculares.

O colesterol, um lipídio essencial, desempenha múltiplas funções enquanto percorre a corrente sanguínea.

Sua origem pode ocorrer de duas maneiras

Através da síntese endógena, produzida pelo fígado, ou pela ingestão diária de alimentos.

No caso do colesterol LDL, conhecido como colesterol ruim, o excesso de gordura se acumula nas paredes das artérias, causando inflamação.

Quando há uma concentração excessiva dessa substância nociva, problemas como infarto, pressão alta e até derrame cerebral podem ocorrer.

Alimentos que regulam o colesterol no sangue incluem principalmente os de origem vegetal, ricos em fibras, um componente importante para eliminar toxinas do corpo.

As fibras insolúveis, presentes na casca de frutas, arroz integral e vegetais de folhas verdes, estimulam o movimento intestinal, acelerando a passagem do alimento pelo organismo.

Frutas que ajudam a baixar o colesterol alto

Especialmente maçãs, uvas, morangos e frutas cítricas, que se destacam por serem ricas em pectina, uma fibra solúvel natural que protege o coração.

As maçãs são frutas são ricas em antioxidantes, e ajuda a reduzir a oxidaçãodo colesterol ruim no organismo, assim, evitando a gordura artérias.

Já a Laranja, contém antioxidantes, rica em vitamina C, carotenoides e flavonoides, que fazem a redução da oxidação do colesterol LDL do organismo.

Fonte: Terra.

Confira também:

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor