COLESTEROL ALTO

Quando o colesterol é preocupante? Entenda os valores de referência

Veja quais são os valores de referência do colesterol alto

Imagem do autor
Cadastrado por

Meliah Batista

Publicado em 07/03/2024 às 11:05 | Atualizado em 07/03/2024 às 11:07
Notícia
X

O colesterol alto é produzido no fígado e transportado no sangue "encapsulado" por lipoproteínas, uma delas, o LDL é associado ao risco de doença coronariana.

QUAIS OS VALORES DE REFERÊNCIA DO COLESTEROL?

Os valores de referência para identificar casos de colesterol alto devem ser monitorados a cada 5 anos após os 20 anos de idade. O necessário manter os níveis abaixo de 200 mg/dl.

Indivíduos com mais de 35 anos e níveis ideais de colesterol não requerem tratamento. Aqueles com colesterol total elevado e LDL acima de 130 mg/dl devem adotar dieta, perder peso e praticar exercícios.

O uso de medicação é recomendado para indivíduos com LDL acima de 190 mg/dl, mesmo com intervenções na dieta. Para aqueles com dois ou mais fatores de risco, medicamentos são indicados para níveis de LDL em torno de 160 mg/dl.

Para pacientes com doença coronariana estabelecida, uma abordagem mais agressiva é sugerida: medicamentos são recomendados para colesterol alto acima de 130 mg/dl, com a meta de reduzi-lo abaixo de 100 mg/dl.

O que AUMENTA o COLESTEROL?


IMPORTÂNCIA DE TRATAR O COLESTEROL ALTO:

Evitar o colesterol alto retarda o endurecimento das artérias e pode até reverter parcialmente o processo de formação de placas.

Estudos clínicos mostraram que uma redução de 1% nos níveis de colesterol está associada a uma diminuição de 2% no risco de ataque cardíaco.

O tratamento agressivo do colesterol alto, por meio de medicamentos e dieta, demonstrou reduzir significativamente o risco de morte por aterosclerose coronariana, melhorando a sobrevida dos pacientes.

Fonte: Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor