PRESSÃO ALTA

Pressão alta: como funciona o tratamento da hipertensão? Saiba tudo sobre a condição

Entenda como é realizo o tratamento para controlar a pressão alta

Imagem do autor
Cadastrado por

Meliah Batista

Publicado em 08/03/2024 às 11:12
Notícia
X

Controlar a pressão alta é possível com adesão ao tratamento, ao administrar os remédios corretamente, com auxilio de um profissional de saúde, e mudando os hábitos de vida.

TRATAMENTO DE PRESSÃO ALTA:

O objetivo primordial do tratamento contra hipertensão é manter a pressão arterial abaixo de 12 por 8.

Em casos de pressão alta leve, com a mínima entre 9 e 10, é preferível inicialmente adotar medidas não farmacológicas, as quais são de extrema importância e englobam mudanças nos hábitos de vida.

O paciente deve dedicar-se a práticas regulares de atividades físicas, evitar o consumo excessivo de sal e álcool, controlar o estresse e o peso, e adotar um estilo de vida saudável em geral.

Considerando a clara associação entre hipertensão e ganho de peso, perder 10% do peso corporal é uma abordagem eficaz para reduzir os níveis de pressão alta.

COMO CONTROLAR A PRESSÃO ALTA?


REMÉDIO PARA PRESSÃO ALTA:

Se o indivíduo enfrenta dificuldades em controlar a pressão alta apenas com mudanças no estilo de vida, ou se os valores mínimos da pressão estão mais elevados (11 ou 12), torna-se necessário iniciar o tratamento medicamentoso para relaxar os vasos sanguíneos.

Os medicamentos para hipertensão, todos eles vasodilatadores, atuam de maneiras diversas. Os diuréticos, que são os mais antigos, por exemplo, além de promoverem a excreção de sal e água, também ajudam a reduzir a reatividade dos vasos sanguíneos.

Por outro lado, os remédios mais modernos para o controle da pressão alta tendem a ser melhor tolerados e apresentam menos efeitos colaterais.

Fonte: Drauzio Varella

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor