Óleo de coco diminui o colesterol alto? Conheça os efeitos da substância no HDL e LDL
Estudo aponta o efeito do óleo de coco no controle do colesterol alto
Na série Trust Me, I'm a Doctor, a BBC propôs um teste com as professoras Kay-Tee Khaw e Nita Forouhi, da Universidade de Cambridge, para investigar o efeito do óleo de coco no colesterol alto.
ESTUDO FAZ TESTE COM VOLUNTÁRIOS:
Foram selecionados 94 voluntários, de 50 a 75 anos, que não tinham histórico de diabetes ou doenças cardíacas, a fim de compreender quais efeitos o consumo de diferentes tipos de gordura teria nos seus níveis de colesterol.
Três subgrupos distintos foram criados de forma aleatória. Durante quatro semanas, o primeiro grupo teria que consumir 50 gramas de óleo de coco extra-virgem - o equivalente a três colheres de sopa.
O segundo grupo precisava consumir a mesma quantidade de azeite extra-virgem. O terceiro grupo teria que consumir 50 gramas de manteiga sem sal por dia para os testes de colesterol alto.
COLESTEROL HDL E LDL: qual é a diferença?
COLESTEROL ALTO X ÓLEO DE COCO:
Os resultados apontaram que os indivíduos que consumiram a manteiga tiveram um aumento de quase 10% no colesterol “ruim”, o LDL, enquanto a média de aumento do colesterol ”bom”, o HDL, foi de 5%.
Os indivíduos que consumiram azeite tiveram uma diminuição modesta, pouco significativa, no nível de LDL, enquanto um aumento de 5% no nível de colesterol HDL.
Já aqueles que consumiram o óleo de coco, não só não tiveram qualquer aumento nos níveis de colesterol LDL, como também apresentaram um crescimento significativo no HDL, que atingiu níveis 15% maiores do que anteriormente.
Assim, esse resultado indica que indivíduos que ingeriam óleo de coco apresentaram um maior controle do colesterol alto e tiveram uma redução significativa no risco de contrair uma enfermidade cardíaca ou de sofrer um AVC.
Fonte: BBC News Brasil
“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”