Açúcar é pior que sal para pressão alta? Estudo revela impacto dos doces para hipertensos
Saiba qual o impacto do açúcar na pressão alta
O consumo excessivo de açúcar está ligado não apenas ao diabetes e à obesidade, mas o excesso de carboidratos também aumenta o risco de doenças cardiovasculares, como a pressão alta.
IMPACTO DO AÇÚCAR NA PRESSÃO ARTERIAL:
O médico geral e geriatra Frederico Brina destaca que as evidências atuais indicam que dietas com alto teor de açúcar não só contribuem para a obesidade, mas também podem causar inflamação e aumentar os níveis de triglicerídeos, glicose no sangue e pressão alta.
Além disso, o consumo excessivo de açúcar, especialmente de bebidas açucaradas, tem sido associado à aterosclerose, uma doença que se caracteriza por causar depósitos de gordura nas artérias e, consequentemente, levar a obstruçãoFrederico Brina
Pressão 12 por 8? Cuidado! Nem sempre, essa taxa é sinal de tranquilidade
QUAL O MELHOR AÇÚCAR PARA QUEM TEM PRESSÃO ALTA?
Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, os brasileiros consomem em média de 15% a 18% do total de calorias da dieta em açúcares adicionados, o que excede as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).
"Não existe um açúcar "mais saudável", pois todos os tipos de açúcar podem ser prejudiciais se consumidos em excesso. Entretanto, optar por alternativas menos processadas do que o açúcar branco pode ser interessante", sugere Brina.
Portanto, o açúcar mascavo e o demerara, por preservarem algumas vitaminas e minerais, são alternativas mais saudáveis a serem consideradas pela população em geral, não apenas para quem tem pressão alta.
Fonte: Revista Encontro
Além disso, o consumo excessivo de açúcar, especialmente de bebidas açucaradas, tem sido associado à aterosclerose, uma doença que se caracteriza por causar depósitos de gordura nas artérias e, conse
Frederico Brina“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”