Queijo e iogurte podem reduzir a pressão alta? Estudo aponta efeito de probióticos em hipertensos
Conheça o impacto de alimentos com probióticos para quem tem pressão alta
Um estudo recente publicado na revista mSystems descobriu que certos alimentos, como iogurte e queijo, contêm probióticos que desempenham um papel significativo na redução da pressão alta.
REALIZAÇÃO DO ESTUDO:
Cientistas chineses analisaram o impacto das bactérias Bifidobacterium lactis e Lactobacillus rhamnosus na saúde de camundongos, mais especificamente na pressão alta.
Essas bactérias são tipicamente presentes em alimentos fermentados, como iogurte, queijo cottage e kimchi.
Os ratos foram divididos em grupos que receberam água potável normal, água com alto teor de frutose (indutora de pressão alta) e, por último, água com alto teor de frutose combinada com probióticos.
COMO CONTROLAR A PRESSÃO ALTA?
IMPACTO DOS PROBIÓTICOS PARA PRESSÃO ALTA:
Os resultados mostraram que os ratos com pressão alta que receberam probióticos apresentaram uma redução de até 20% em comparação com o grupo hipertenso que não recebeu as bactérias.
A partir disso, os pesquisadores planejam conduzir um amplo ensaio clínico para verificar se esses resultados podem ser replicados em seres humanos.
Os probióticos, também conhecidos como "bactérias benéficas", desempenham um papel essencial na manutenção do equilíbrio do sistema digestivo, além do controle da pressão alta.
Fonte: Metrópoles
“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”