PÁSCOA

Comer chocolate na Páscoa traz benefícios para saúde mental e física; confira recomendações de especialistas

Confira os benefícios do chocolate para a saúde

Imagem do autor
Cadastrado por

Meliah Batista

Publicado em 20/03/2024 às 11:51
Notícia
X

Com a chegada da Páscoa, aumenta o consumo de um dos prazeres mais populares da temporada: o chocolate, seja em ovos recheados, coelhinhos ou simplesmente em barras.

Além de satisfazer os desejos dos mais gulosos, o chocolate também traz consigo uma série de benefícios, tanto para o corpo quanto para a mente. Confira alguns exemplos a seguir.

BENEFÍCIOS DO CHOCOLATE PARA A SAÚDE MENTAL:

Poucos sabem, mas o consumo de chocolate está associado a uma série de benefícios para a saúde mental, incluindo a redução dos sintomas de depressão e ansiedade.

No entanto, a psicóloga e professora do Instituto de Educação Médica (IDOMED), Eniana Pacheco, destaca que esses benefícios estão ligados especificamente aos chocolates amargos e meio amargos.

É importante que o chocolate contenha mais de 40% de cacau em sua composição e seja consumido com moderação, não ultrapassando 25 gramas por dia - o equivalente a três ou quatro quadradinhos.

PÁSCOA 2024: melhor mensagem de páscoa para enviar

CHOCOLATE FEVORECE O CÉREBRO E A PRESSÃO ARTERIAL:

Além dos benefícios para a saúde mental, o consumo de chocolate amargo, com 70% de cacau, também traz melhorias a curto e longo prazo na atenção, memória e concentração.

Estudos indicam ainda que pode melhorar a saúde dos vasos sanguíneos e até mesmo reduzir a pressão alta.

Consumir chocolate amargo também ajuda a aumentar a ingestão de ferro na dieta, já que 30 gramas contêm de 2 a 3 miligramas de ferro.

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor