Colesterol alto pode afetar a saúde bucal e a cicatrização dos tecidos da boca
Saiba qual o efeito do colesterol alto na saúde bucal
De acordo com estudos realizados na Faculdade de Odontologia da USP, o colesterol alto tem um impacto negativo nos tecidos da mucosa oral, interferindo em sua capacidade de cicatrização.
EFEITO DO COLESTEROL ALTO NA SAÚDE BUCAL:
O colesterol alto pode comprometer tanto procedimentos cirúrgicos odontológicos quanto tratamentos ortodônticos que envolvam cortes nos tecidos bucais.
Isso resulta em uma região mais suscetível a hemorragias devido à dificuldade de cicatrização, aumentando o risco de infecções.
A pesquisa foi conduzida em ratos de laboratório, aos quais foi administrada uma dieta de colesterol alto por um período de 2 a 6 semanas.
COLESTEROL HDL E LDL: qual é a diferença?
ESTUDO AVALIA ALTERAÇÕES PROMOVIDAS PELO COLESTEROL:
O colesterol alto nos animais foi semelhante ao observado em crianças e adolescentes com excesso de peso, com um aumento de cerca de 22% no colesterol total e 23% no colesterol LDL.
O experimento também simulou o aumento do colesterol em crianças e adolescentes com sobrepeso, sedentários e com maus hábitos alimentares.
Conforme apontado pelos pesquisadores, todos os animais alimentados com a dieta com colesterol alto apresentaram alterações tanto na fase inicial do processo de cicatrização, caracterizada por uma reação inflamatória, quanto na fase final.
Fonte: Terra
“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”