Quem tem nome sujo pode tirar passaporte? Confira últimas informações
Conheça as principais informações sobre relação de nome sujo e passaporte

Clique aqui e escute a matéria
"Nome sujo" é uma expressão comum no Brasil para descrever a situação em que uma pessoa possui dívidas ou pendências financeiras registradas em seu CPF.
Essas pendências podem resultar de atrasos no pagamento de contas, empréstimos não quitados, cheque especial excedido, entre outras situações.
Quando alguém tem o nome sujo, isso significa que seu histórico de crédito está comprometido, o que pode dificultar a obtenção de empréstimos, financiamentos ou até mesmo a abertura de contas bancárias.
Além disso, ter o nome sujo pode impactar negativamente o score de crédito da pessoa, uma pontuação que indica sua reputação financeira e que é considerada por instituições financeiras na hora de conceder crédito.
QUEM TEM NOME SUJO PODE TIRAR PASSAPORTE?
Sim, solicitante que possui restrição SERASA/SPC, irregularidade junto à Receita Federal ou dívidas com a União, pode solicitar passaporte, desde que a restrição, irregularidade ou dívida não tenha gerado impedimento judicial de solicitação de passaporte, e que não haja algum outro impedimento.
O processo de solicitação do passaporte envolve a apresentação de documentos e o pagamento de uma taxa, mas não inclui uma verificação específica do histórico de crédito durante esse procedimento.
PROCESSO ATÉ TER O NOME SUJO
Para uma pessoa chegar na inadimplência (nome sujo), ela passa por um processo de quatro fases distintas. Inicialmente, surge o atraso no pagamento das contas, seguido pela cobrança do débito por parte do credor.
Posteriormente, entra em cena o período de prazo estabelecido e o consequente aviso de negativação. Por fim, culmina-se na inclusão do nome do devedor nos registros de inadimplência, ou seja, tem seu nome negativado.
Este trajeto não se desenrola de maneira instantânea; ao contrário, demanda um período considerável desde o atraso na quitação da dívida até a efetiva inserção do nome nos órgãos de proteção ao crédito.
Pode-se passar meses entre o início do atraso e o registro nos birôs de crédito, o que enfatiza a importância de se estar atento a essa situação.
Conforme indicado pelo mapa da inadimplência elaborado pela Serasa em fevereiro de 2024, mais de 72 milhões de brasileiros encontravam-se endividados naquele momento.
Muitos indivíduos têm seus nomes e CPFs negativados sem sequer estarem cientes disso. Embora as empresas sejam obrigadas a notificar o consumidor, em alguns casos isso pode ser inviável, seja devido a mudanças nos números de telefone, endereços ou outras alterações cadastrais.
Para aqueles que desejam compreender como verificar se estão com o CPF negativado, é crucial entender que isso implica falhar em cumprir as obrigações financeiras nos prazos estabelecidos, resultando em restrições significativas no acesso ao crédito e a outros serviços.
COMO SABER SE MEU NOME ESTÁ SUJO?
Veja o passo a passo de como ver o seu CPF negativado e possui o nome na lista de proteção ao crédito:
- Acesse o site da Serasa ou o SuperApp Serasa;
- Clique em “Consultar CPF grátis”;
- Cadastre-se, caso ainda não tenha;
- Se precisou cadastrar, confirme seu e-mail;
- Entre com seu login e senha;
- Clique em “Meu CPF” e confira se há pendências.