Autismo na fase adulta pode ser diagnosticado em pais com filhos autistas
Entenda porque é comum pais descobrirem autismo com o diagnóstico do filho
Clique aqui e escute a matéria
Uma pesquisa de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUC-Campinas analisou casos de diagnóstico do autismo na fase adulta, realizada pela pesquisadora Gisella Mouta Fadda.
PAIS DESCOBREM AUTISMO COM O DIAGNÓSTICO DO FILHO:
Segundo a pesquisadora, quando os pais recebem o diagnóstico de seus filhos, ouvem dos profissionais como o comportamento e as experiências diárias do filho autista podem se manifestar.
Isso gera um reconhecimento de suas próprias dificuldades ao longo da vida que foram ignoradas, menosprezadas ou rotuladas por nomes que atualmente seriam consideradas como bullying.Gisella Mouta
Diante disso, é crucial realizar uma avaliação para determinar se há um conjunto de sinais que caracterizam o Transtorno do Espectro Autista (TEA), semelhante ao que ocorreu com o filho.
SINTOMAS DO AUTISMO:
Dois principais aspectos do autismo são analisados na atualidade, as dificuldades na interação social e na comunicação social e os comportamentos repetitivos e padrões não usuais.
No entanto, a pesquisadora Gisella Mouta destaca que não se pode diagnosticar o autismo simplesmente listando características.
Estar no espectro autista vai além de marcar itens em uma lista, pois é uma forma diversa de sentir, perceber e se relacionar que caracteriza essas pessoas desde os primeiros momentos de vida no contato com o mundo.
Isso gera um reconhecimento de suas próprias dificuldades ao longo da vida que foram ignoradas, menosprezadas ou rotuladas por nomes que atualmente seriam consideradas como bullying.
Gisella Mouta