VACINAÇÃO

O Brasil é o único País que vacina crianças contra a covid-19?

Recentemente, circulou em grupos de WhatsApp vídeos alegando que o Brasil é o único País que vacina crianças contra a covid-19

Imagem do autor
Cadastrado por

Gustavo Henrique

Publicado em 02/04/2024 às 9:32 | Atualizado em 02/04/2024 às 11:03
Notícia
X

Clique aqui e escute a matéria

Recentemente, circulou em grupos de WhatsApp vídeos alegando que o Brasil é o único País que vacina crianças contra a covid-19

Mas será que essa afirmação é realmente verdadeira? Vamos checar neste artigo. 

O Brasil é o único País que vacina crianças contra a covid-19?

A verdade é que não, não é só o Brasil que está vacinando crianças com o imunizante. Outros países do globo também já iniciaram a proteção dos pequenos. 

Os Estados Unidos, por exemplo, no final de 2021, já tinham aplicado a vacina em mais de cinco milhões de crianças, sob orientação do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

O país também foi o primeiro do mundo a vacinar bebês a partir dos seis meses e, atualmente, a vacina contra a doença foi introduzida no calendário infantil.

Nos Estados Unidos até a data de 11/05/2023 um total de 2.205.310 crianças entre 6 meses e 5 anos de idade já receberam ao menos 1 dose de vacina para covid-19.
O Canadá, Alemanha, Irlanda e a Grécia são mais países que iniciaram a proteção de crianças contra a doença a partir da faixa etária de 6 meses de idade.

Enquanto, outros países, como Espanha e Reino Unido, optam pela vacinação a partir da faixa etária de 6 meses de idade se houver alguma comorbidade (imunossupressão, doenças cardíacas, diabetes, deficiências neuro-cognitivas, etc.)

Na Europa, países como Áustria, Bélgica, Estônia, França, Holanda, Itália, Noruega, entre outros, aprovaram ou aplicaram, ainda no auge da pandemia, imunizantes para a faixa etária de 5 a 11 anos. Hoje, a União Europeia recomenda a vacinação de crianças a partir dos 6 meses de idade.

Fonte: Ministério da Saúde

Tags

Autor