SAÚDE

Quais as melhores proteínas? Estudo de Harvard aponta as principais

Pesquisadores de Harvard indicam as proteínas que devem ser incluídas na dieta

Imagem do autor
Cadastrado por

Flávio Oliveira

Publicado em 03/04/2024 às 8:46
Notícia
X

Clique aqui e escute a matéria

O consumo de proteínas desempenha um papel fundamental em qualquer plano alimentar, contribuindo para a formação muscular, produção de anticorpos e hormônios, além de manter a saúde da pele, cabelos e unhas.

Esses nutrientes estão presentes em uma variedade de alimentos, tanto de origem animal quanto vegetal. No entanto, para usufruir de seus benefícios, é essencial considerar o conjunto de nutrientes que os acompanham, como gorduras, fibras e sódio.

LEIA TAMBÉM: 5 alimentos perigosos para a saúde (que talvez você nem sabia)

Importância das proteínas

Pesquisadores da Universidade de Harvard enfatizam que a qualidade da fonte de proteína é mais relevante do que a quantidade, conforme destacado no guia alimentar da Escola de Saúde Pública da universidade.

Por exemplo, um filé grelhado de 115 gramas é uma excelente fonte de proteína, fornecendo cerca de 33 gramas do nutriente, mas também contém aproximadamente 5 gramas de gordura saturada.

Já o lombo de porco do mesmo tamanho fornece 22 gramas de proteína e apenas 1,6 gramas de gordura saturada, porém, contém 1,5 mil miligramas de sódio.

Por sua vez, um pedaço de salmão grelhado oferece cerca de 30 gramas de proteína, baixo teor de sódio e apenas 1 grama de gordura saturada, sendo uma excelente fonte de ácidos graxos ômega-3.

Para opções de proteínas de origem vegetal, as leguminosas, nozes, sementes e grãos integrais são recomendadas. Leguminosas como feijão, ervilha, amendoim e grão-de-bico, bem como lentilhas, são especialmente ricas em proteínas e fibras, com baixo teor de gordura saturada e sódio.

Entre as fontes de proteína animal, aves, peixes e frutos do mar são considerados os mais saudáveis, juntamente com ovos. Os laticínios podem ser consumidos com moderação, preferindo-se iogurte em vez de leite ou queijo.

LEIA TAMBÉM: Envelhecimento: como retardar o envelhecimento com alimentação? Estudo sugere novos paradigmas

Quanto consumir?

É sugerido moderar o consumo de carne vermelha não processada, como carne bovina, suína e cordeiro, enquanto carnes processadas, como bacon e salsicha, devem ser evitadas.

Quanto à quantidade diária recomendada, a Academia Nacional de Medicina dos Estados Unidos sugere um mínimo de 0,8 gramas de proteína por quilo de peso corporal por dia. Por exemplo, uma pessoa com 63 quilos deve consumir cerca de 50 gramas de proteína diariamente, enquanto alguém com 90 quilos deve ingerir aproximadamente 70 gramas de proteína por dia.

*Com informações de Metrópoles

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor