O fiador do Fies pode ter nome sujo?
Saiba se o fiador do Fies pode ter o nome sujo
Clique aqui e escute a matéria
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), um programa do Ministério da Educação (MEC), visa oferecer financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos. Mas será que o fiador do Fies pode ter o nome sujo?
É POSSÍVEL SER FUNDADOR DO FIES COM NOME SUJO?
Até 2012, era obrigatório ter uma reputação cadastral limpa (sem nome sujo) para se inscrever no Fies. No entanto, esse requisito não é mais obrigatório atualmente.
No entanto, aqueles que possuem dívidas precisam aderir ao Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (Fgeduc) como fiador do contrato.
NOVAS REGRAS PARA RENEGOCIAR DÍVIDA DO FIES:
QUEM PODE OU NÃO PARTICIPAR DO FGDUC?
Para fazer parte do processo seletivo do Fgduc, o candidato deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde a edição de 2010, obtendo uma média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota acima de zero na redação.
Com o Fgeduc, os candidatos com nome sujo podem participar do Fies, incluindo estudantes matriculados em cursos de licenciatura e aqueles com renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo.
Além disso, bolsistas parciais do Programa Universidade para Todos (ProUni) que se inscreverem no Fies para o mesmo curso em que são beneficiários da bolsa também podem participar.