Saúde

10 motivos para consumir goiaba com frequência: veja principais benefícios da fruta

A goiaba é uma fruta que oferece muitos benefícios para o bom funcionamento do organismo

Imagem do autor
Cadastrado por

Luana Simões

Publicado em 11/04/2024 às 7:48 | Atualizado em 12/04/2024 às 11:41
Notícia
X

Clique aqui e escute a matéria

A goiaba, fruto da goiabeira, é uma das frutas mais populares e apreciadas em diversas partes do mundo, especialmente em regiões tropicais. 

Originária da América Central e América do Sul, a goiabeira pertence à família das mirtáceas e é cultivada em muitos países de clima quente. Suas folhas são perenes e as flores brancas ou rosadas dão lugar às goiabas, frutas de forma oval ou arredondada.

A goiaba pode ser consumida de várias maneiras, desde fresca e natural até em chássucos, doces, geleias e sobremesas. A versatilidade na culinária torna a goiaba um ingrediente apreciado em muitas receitas, adicionando sabor e valor nutricional.

Além disso, a goiaba também é conhecida por seus benefícios para a saúde. Conheça a seguir os principais motivos para consumir goiaba com frequência.

10 BENEFÍCIOS DA GOIABA PARA SAÚDE

Como já falado, a goiaba é uma fruta com muitas vantagens para o bom funcionamento do organismo. O médico Dr. Praveen Chaudhary, em matéria para o Lybrate, separou diversos benefícios da fruta para saúde e para incentivar mais pessoas a consumí-la.

Fortalece imunidade

As goiabas contêm 4 vezes mais vitamina C do que as laranjas. A vitamina C ajuda a melhorar a imunidade e protege contra infecções e diversos outros tipos de doenças.

Reduz o risco de câncer

O licopeno, a quercetina, a vitamina C e outros polifenóis atuam como antioxidantes potentes que neutralizam os radicais livres gerados no corpo, prevenindo o crescimento de células cancerígenas. 

Combate diabetes

Devido ao rico teor de fibras e ao baixo índice glicêmico, as goiabas impedem o desenvolvimento de diabetes. Enquanto o baixo índice glicêmico inibe um aumento repentino nos níveis de açúcar, o teor de fibras garante que os níveis de açúcar sejam bem regulados.

Bom para o coração

As goiabas melhoram o equilíbrio de sódio e potássio do corpo, regulando assim a pressão sanguínea em pacientes com hipertensão. Esta fruta melhora os níveis do colesterol bom (HDL) e colesterol ruim (LDL).

Ajuda na constipação

A goiaba é uma das fontes mais ricas de fibras alimentares em comparação com outras frutas e apenas 1 goiaba satisfaz cerca de 12% da sua ingestão diária recomendada de fibras, o que a torna extremamente benéfica para a sua saúde digestiva. 

Melhora a visão

Devido à presença de vitamina A, a goiaba é bem conhecida como um impulsionador da saúde visual. Ela pode prevenir a degradação da visão e também melhorá-la. 

Ajuda na gravidez

As goiabas contêm ácido fólico, ou vitamina B9, que é recomendado para mulheres grávidas, pois pode ajudar no desenvolvimento do sistema nervoso do bebê e proteger o recém-nascido de distúrbios neurológicos.

Alivia a dor de dente

As folhas de goiaba têm uma ação anti-inflamatória potente e uma poderosa capacidade antibacteriana que combate infecções e mata germes. Assim, consumir folhas de goiaba funciona como um ótimo remédio caseiro para dor de dente. 

Reduz o estresse

O magnésio presente nas goiabas ajuda a relaxar os músculos e nervos do corpo. Uma goiaba é ótima para relaxar os músculos, combater o estresse e dar ao seu sistema um bom impulso de energia após um dia cansativo.

Bom para o cérebro

As goiabas contêm vitamina B3 e vitamina B6, também conhecidas como niacina e piridoxina, respectivamente, que ajudam a melhorar a circulação sanguínea no cérebro, estimulam a função cognitiva e relaxam os nervos.

Perda de peso

Sem comprometer sua ingestão de proteínas, vitaminas e fibras, a goiaba ajuda a perder peso regulando seu metabolismo. A goiaba é um lanche muito saciante e satisfaz o apetite facilmente. 

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor