Dor na lombar e hérnia de disco: como prevenir e como tratar problemas que podem lhe deixar de cama
Veja como prevenir e tratar problemas de hérnia de disco e dor na lombar

Clique aqui e escute a matéria
A hérnia de disco e as dores na lombar atingem milhares de pessoas em todo o mundo, prejudicando a rotina e tornando-as incapacitadas para diversas atividades. A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que as dores nas costas atingem 80% da população ao redor do mundo.
A hérnia de disco é uma condição que afeta a coluna vertebral e pode causar dor na região lombar. A coluna vertebral é composta por vértebras, que são separadas por discos intervertebrais. Esses discos têm uma estrutura semelhante a um anel, com um núcleo gelatinoso no centro e uma camada externa mais resistente.
Quando ocorre uma hérnia de disco, parte do núcleo gelatinoso se projeta através da camada externa do disco, podendo pressionar os nervos próximos e causar dor, dormência ou fraqueza em uma ou ambas as pernas, dependendo da localização da hérnia.
A região lombar, também conhecida como região lombar da coluna vertebral, é uma área comum onde as hérnias de disco ocorrem. A dor na lombar é um dos sintomas mais comuns associados à hérnia de disco nessa região.
A dor pode variar de leve a intensa e pode ser constante ou intermitente. Pode piorar ao realizar atividades que aumentam a pressão sobre a coluna vertebral, como levantar objetos pesados, curvar-se ou torcer o corpo.
HÉRNIA DE DISCO NO BRASIL
De acordo com o Ministério da Previdência Social, a hérnia de disco foi a doença que mais causou afastamento do trabalho em 2023 no Brasil.
Os dados apontam que, no ano passado, mais de 51 mil brasileiros receberam benefícios por incapacidade temporária e foram afastados do trabalho por causa de hérnia de disco, o primeiro lugar no ranking, seguido das dores na lombar que geraram quase 47 mil concessões dos benefícios.
O médico ortopedista especialista em coluna Lucas Sales de Melo, da Clifor Olinda, aponta os sintomas da doença e como se prevenir das dores na lombar e da hérnia de disco.
Lucas Sales de Melo, médico ortopedista especialista em coluna, da Clifor Olinda - Divulgação
Quais os sintomas da hérnia de disco?
Os principais sintomas de hérnia de disco são:
- Dor ciática
- Dor lombar que irradia pela coxa ou perna
- Perda de força e alteração na sensibilidade dos membros
- Formigamento nos membros inferiores
- Comprometimento do controle intestinal e urinário, em casos graves
“Os sinais variam de paciente para paciente a depender da localização e do tamanho da hérnia. Em alguns pacientes, as dores são intensas e incapacitantes, trazendo limitações para a realização de atividades do dia a dia. Outros podem não sentir nada e ainda assim ter hérnia de disco”, aponta Lucas Sales de Melo, ortopedista especialista em coluna.
Quais as principais causas da hérnia de disco?
As principais causas da hérnia de disco são:
- Hereditariedade
- Sobrecarga devido a prática de exercícios com cargas muito pesadas
- Sedentarismo
- Vícios na postura
- Sobrepeso e obesidade
- Traumas
As dores na lombar sempre são causadas por hérnia de disco?
“A maioria das dores na lombar é de causas não específicas. Assim, nem todas as dores na lombar são motivadas pela presença de hérnia de disco. A presença da dor na região lombar pode estar relacionada muitos fatores”, explica o ortopedista.
Como prevenir dores na lombar e hérnia de disco?
As principais dicas para prevenir dor na lombar e hérnia de disco são:
- Mantenha-se com o peso adequado para sua altura
- Pratique exercícios físicos sob a orientação de um profissional
- Evite o tabagismo
- Durma em posição adequada
- Esteja atento a sua postura ao sentar
Quais os tratamentos para amenizar as dores?
“A hérnia de disco tem cura e em 90% dos casos o tratamento é conservador até a reabsorção da hérnia. As dores podem ser amenizadas com analgésicos, anti-inflamatórios, relaxantes musculares e fisioterapia. No caso da hérnia de disco, quando não há melhora seguindo esses tratamentos, pode ser realizada uma infiltração peri-radicular guiada por imagem, em que é injetado um anestésico e corticóide no local onde a hérnia de disco está comprimindo e inflamando a raiz nervosa. Em último caso é realizada a cirurgia para retirada da hérnia de disco”, explica o especialista.
Outra dica para evitar dor na lombar e hérnia de disco é se hidratar bem e consumir alimentos ricos em colágenos, visto que é uma proteína fundamental para a estrutura e integridade dos tecidos conjuntivos, incluindo os discos intervertebrais na coluna vertebral.
Aumente o colágeno no organismo com este alimento:
“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”