O que é kombucha e para que serve? Veja os benefícios da kombucha para a glicose
Saiba como a kombucha afeta a glicose no organismo
Clique aqui e escute a matéria
A kombucha é uma bebida produzida por meio da fermentação do chá, especialmente derivado da planta Camellia sinensis, conhecida como chá-da-índia, ou de outras alternativas como o mate ou infusão de hibisco.
Essa bebida é uma alternativa natural e eficaz para ajudar a reduzir os níveis de glicose no sangue, conhecida como glicemia, em pessoas que sofrem de diabetes tipo 2.
PESQUISA SOBRE COMO A KOMBUCHA IMPACTA NA GLICOSE
O impacto da kombucha na glicose foi objeto de estudo por pesquisadores da Universidade de Nebraska-Lincoln, nos EUA, em colaboração com a MedStar Health, e foi publicado em um artigo na revista Frontiers in Nutrition.
O projeto de pesquisa dividiu os participantes diagnosticados com diabetes tipo 2 em dois grupos.
Durante quatro semanas, um grupo consumiu cerca de 240 ml de kombucha por dia, enquanto o outro grupo recebeu diariamente uma bebida placebo.
Após um período de dois meses para eliminar os efeitos biológicos das bebidas, os grupos trocaram de bebidas por mais quatro semanas, sem que os participantes soubessem qual estavam recebendo durante o estudo.
DIABETES: saiba quais são os exames que detectam glicemia alterada
A KOMBUCHA REDUZ A GLICOSE ALTA?
Os resultados foram promissores para os diabéticos, com uma redução significativa dos níveis de glicose dos participantes enquanto consumiam a bebida fermentada, caindo de 164 para 116 miligramas por decilitro.
No entanto, a diferença não foi significativa após quatro semanas com o placebo.
O estudo também observou uma redução nos níveis médios de glicose no sangue em jejum após um período de quatro semanas.
Fonte: O Globo
“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”