Qual a diferença entre a dengue e a febre Oropouche? Aprenda a identificar as doenças em alta no Brasil
Entenda a diferença entre os sintodas da dengue e da febre Oropouche
Clique aqui e escute a matéria
Um aumento nos casos da febre Oropoch foi registrado no Brasil. De acordo com o relatório semanal do Ministério da Saúde elaborado até a última terça-feira (9), foram 3.354 casos confirmados da doença este ano.
O QUE É FEBRE OROPOCH?
A febre oropuche é transmitida ao homem principalmente pela picada do Culicoides paraensis, também conhecido como maruim ou flebotomíneo, inseto de ciclo silvestre e urbano.
Tanto a dengue quanto a febre orofóbica são arbovírus e são transmitidas por artrópodes. As mudanças climáticas podem ser responsáveis por ambos os aumentos.
No ciclo de transmissão oral de insetos selvagens, preguiças e primatas não humanos (e possivelmente aves selvagens e roedores) servem como hospedeiros. Na circulação urbana, as pessoas são os principais hospedeiros.
O mosquito Culex quinquefasciatus pode transmitir o vírus em ambientes urbanos. No caso da dengue, o vetor é o mosquito Aedes aegypti. Há uma diferença significativa na reprodução dos dois transmissores.
Dengue, Zika e Chicungunha: cuidados e esclarecimentos
DIFERENÇA ENTRE DENGUE E FEBRE OROPUCHE:
Clinicamente, os sintomas de ambas as doenças são semelhantes. Os pacientes queixam-se de febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações, tonturas, náuseas e vômitos.
Porém, a febre pode causar pequenos sangramentos na gengiva, por exemplo, mas nada tão forte quanto a dengue, afirma Rivaldo Venâncio, pesquisador da Fiocruz.
Além disso, sintomas como febre e dor duram alguns dias e depois desaparecem. Uma semana depois, a febre oropuche volta até desaparecer novamente.
Fonte: Terra
“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”