SAÚDE

Botulismo: Entenda como se pega doença que brasileira desenvolveu nos EUA

Brasileira foi contaminada pela bactéria do botulismo em viagem para os EUA e família faz campanha online para trazê-la de volta ao Brasil

Imagem do autor
Cadastrado por

Thiago Freire

Publicado em 17/04/2024 às 11:18 | Atualizado em 17/04/2024 às 11:32
Notícia

Clique aqui e escute a matéria

Claudia de Albuquerque Celada, de 23 anos, residente de São Caetano do Sul (SP), está enfrentando uma luta inesperada nos Estados Unidos, onde está internada há dois meses.

Em novembro, ela partiu para um intercâmbio em Aspen, no Colorado, onde contraiu uma bactéria que resultou em botulismo, uma condição rara e grave. 

O botulismo é uma doença causada pela toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum, que pode levar à paralisia dos músculos e, em casos extremos, à morte.

Para trazer Claudia de volta ao Brasil e continuar o tratamento por aqui, sua família iniciou uma campanha de arrecadação de fundos, pois o transporte por UTI aérea custa US$ 200 mil, o equivalente a mais de R$ 1 milhão na cotação atual.

Botulismo: Como se pega?

Existem três formas principais de transmissão do botulismo: alimentar, intestinal e por ferimentos.

A bactéria Clostridium botulinum pode entrar no corpo humano através da ingestão de alimentos contaminados ou por meio de ferimentos na pele.

Essa bactéria, geralmente presente no solo, em alimentos e em fezes de animais na forma de esporos, libera a toxina em condições desfavoráveis, como em ambientes sem oxigênio, como é o caso de alimentos conservados de maneira inadequada.

Botulismo alimentar

No botulismo alimentar, a contaminação ocorre principalmente por meio da ingestão de toxinas presentes em alimentos mal conservados, como conservas caseiras, embutidos, carnes defumadas e frutos do mar.

Botulismo intestinal

Já o botulismo intestinal pode ocorrer quando os esporos presentes em alimentos contaminados se multiplicam no intestino da pessoa infectada, resultando na produção e absorção da toxina.

O botulismo infantil, uma forma específica de botulismo intestinal, é mais comum em bebês com idade entre três e 26 semanas e é frequentemente causado pela ingestão de mel nas primeiras semanas de vida.

Botulismo por ferimentos

Por último, o botulismo por ferimentos é uma forma rara da doença, causada pela contaminação de ferimentos com a bactéria Clostridium botulinum.

Prevenção

A prevenção do botulismo inclui cuidados como higienização adequada dos alimentos, evitando consumir produtos com embalagens danificadas ou alterações no cheiro e aspecto, e cozinhando ou fervendo alimentos industrializados e conservas caseiras antes do consumo.

Também é importante cuidar de ferimentos, evitando que fiquem expostos à contaminação.

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor