Saúde

Maracujá: benefícios e malefícios da fruta para a saúde

Saiba mais sobre a ação do maracujá no corpo humano

Imagem do autor
Cadastrado por

Bruna Oliveira

Publicado em 17/04/2024 às 21:14
Notícia

Clique aqui e escute a matéria

O maracujá oferece diversos benefícios à saúde, sendo fonte de vitamina C e outros nutrientes.

Apesar de sua reputação como calmante, pesquisadores apontam que esse efeito é mais presente nas folhas e caules da planta, especialmente na variedade conhecida como maracujá pérola do cerrado.

Sendo assim, neste texto vamos explorar alguns dos benefícios e potenciais malefícios do consumo dessa fruta.

Benefícios do maracujá:

1. Redução do estresse e ansiedade:

O maracujá pérola, também chamado de maracujá-do-sono, apresenta propriedades relaxantes em sua polpa, graças aos flavonoides e alcaloides que agem no sistema nervoso central.

Além disso, sua riqueza em magnésio contribui para ocontrole do estresse e ansiedade.

2. Regulação da glicose no sangue:

A casca do maracujá é rica em fibras, o que auxilia no controle da glicemia ao retardar a absorção de carboidratos, tornando-se uma opção vantajosa para quem tem diabetes.

3. Melhora do funcionamento intestinal:

A pectina presente na casca do maracujá é uma fibra solúvel que beneficia o trânsito intestinal, agindo como um probiótico para eliminar toxinas e gorduras do organismo.

4. Redução do colesterol:

Estudos mostram que a pectina presente na casca do maracujá pode ajudar a diminuir os níveis de colesterol, contribuindo para a saúde cardiovascular.

Potenciais malefícios do maracujá:

Devido ao seu efeito calmante, o consumo excessivo de maracujá pode causar sonolência, especialmente se ingerido em grande quantidade.

Devido à sua capacidade de diminuir a pressão arterial, é desaconselhável consumir produtos fitoterápicos de maracujá ao operar máquinas ou dirigir.

Pessoas com pressão arterial baixa devem evitar o consumo de maracujá, a menos que seja recomendado por um médico.

Fonte: UOL

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor