NOME SUJO

Posso fazer consórcio com nome sujo? Saiba os riscos

Entenda como funciona o pedido de consórcio por quem tem nome sujo

Imagem do autor
Cadastrado por

Meliah Batista

Publicado em 17/04/2024 às 12:09
Notícia

Clique aqui e escute a matéria

O consórcio é uma modalidade amplamente reconhecida que visa auxiliar os indivíduos na aquisição de bens ou serviços. Contudo, surge a dúvida: é possível fazer consórcio com nome sujo?

QUEM TEM NOME SUJO PODE FAZER CONSÓRCIO?

Ter "nome sujo" indica a inclusão do CPF em cadastros de proteção ao crédito, como Serasa ou SPC, o que pode complicar o acesso a um consórcio.

Apesar de que pessoas com CPF negativado podem participar de um consórcio, há situações dentro dessa modalidade que podem representar desafios para aqueles com restrições de crédito.

Participantes com nome sujo podem frequentar as assembleias do consórcio, desde que mantenham em dia o pagamento das mensalidades. No entanto, o descumprimento desse requisito pode resultar na exclusão da cota do sorteio de contemplação.

Veja tamvém - Saiba se você tem direito a receber o bolsa família antecipado

PERIGOS DO CONSÓRCIO COM NOME SUJO:

Existe o risco de bloqueio para os participantes do consórcio que têm o nome sujo caso sejam contemplados com a carta de crédito.

Isso ocorre porque, no momento da contemplação, as administradoras solicitam garantias adicionais que comprovem a capacidade financeira de honrar o compromisso.

Uma maneira de realizar essa verificação é analisar o histórico de dívidas, o que inclui a consulta aos órgãos de proteção ao crédito, mesmo que o participante do consórcio esteja em dia com o pagamento das parcelas.

Tags

Autor