NOME SUJO

Qual o máximo de tempo que alguém pode ficar com nome sujo? A dúvida caduca?

Saiba em quanto tempo a dívida de quem tá com nome sujo caduca

Imagem do autor
Cadastrado por

Meliah Batista

Publicado em 17/04/2024 às 9:07 | Atualizado em 17/04/2024 às 10:04
Notícia

Clique aqui e escute a matéria

Entre os consumidores negativados, uma das principais incertezas é o que ocorre com uma dívida que "caducou", ou seja, ultrapassou o prazo máximo para alguém ficar com o nome sujo.

EM QUANTO TEMPO A DÍVIDA CADUCA?

Conforme a legislação consumerista, o prazo máximo para a cobrança judicial da dívida, com inclusão do nome do devedor no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), é de até 5 anos a partir da data do primeiro pagamento vencido.

A dívida caduca após ultrapassar o prazo de 5 anos e, portanto, não pode mais resultar em negativação. Além disso, a dívida após esse prazo não afeta o Serasa Score.

Assim, ao buscar crédito, essa inadimplência não terá impacto negativo na aprovação, exceto na própria empresa credora da dívida.

No entanto, é crucial esclarecer que, mesmo após esse período, a dívida ainda pode ser exigida, pois representa uma parte não cumprida da relação entre credor e consumidor.

VEJA TAMBÉM: NOVAS REGRAS PARA RENEGOCIAR DÍVIDA DO FIES

ESPERAR A DÍVIDA CADUCAR É A MELHOR OPÇÃO?

A espera pela caducidade da dívida não é uma abordagem recomendada para a saúde financeira.

Mesmo uma dívida prescrita, com mais de 5 anos, ainda pode ser cobrada informalmente.

Enquanto não é quitada, a dívida aumenta diariamente com multas e juros, resultando em um montante cada vez maior a ser pago pelo consumidor, mesmo que não esteja mais com o nome sujo.

Tags

Autor