INADIMPLÊNCIA

Número de pessoas endividadas aumenta em Pernambuco

O grupo com mais endividados em Pernambuco estão concentrados na faixa etária entre 30 e 39 anos

Imagem do autor
Cadastrado por

Marcelo Aprígio

Publicado em 18/04/2024 às 13:30
Notícia

Clique aqui e escute a matéria

O número de pessoas endividadas e com uma quantidade maior de dívidas em atraso cresceu no mês de março em Pernambuco.

Segundo dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), o aumento foi de 0,91% em março deste ano em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Esse índice situou-se dentro da média do Nordeste (0,91%), mas abaixo da média nacional, que atingiu 2,67%.

De fevereiro para março, o número de devedores em Pernambuco aumentou 1,29%, enquanto na região Nordeste, nesse mesmo intervalo, a variação foi de 1,46%.

O grupo com mais endividados em Pernambuco estão concentrados na faixa etária entre 30 e 39 anos, representando 22,96% dos inadimplentes.

Além disso, as mulheres predominam na lista de devedores, compreendendo 53,65%, enquanto os homens correspondem a 46,35%.

“Esses dados demonstram a necessidade da melhoria da renda per capita nacional, que afeta diretamente a adimplência do consumidor, em paralelo ao alto índice de desemprego no Brasil e no Estado, o que contribui para o não pagamento das dívidas por parte dos pernambucanos”, destacou o diretor-executivo da Câmara de Dirigente Lojistas (CDL Recife), Hugo Philippsen.

Dívidas em atraso

Conforme o levantamento do SPC, além de contrair dívida, aumentou também o número de débitos em atraso em Pernambuco.

Principalmente com bancos. Subiu 5,15% em março deste ano, em relação ao mesmo mês de 2023. O dado ficou acima da média da região Nordeste (4,60%) e superior à média nacional (4,91%).

O tempo médio de atraso dos devedores negativados de Pernambuco é igual a 28,5 meses, sendo que 40,67% dos devedores possuem tempo de inadimplência entre 1 a 3 anos.

Tags

Autor