regulamentação

Regulamentação de cigarros eletrônicos é discutida hoje (19) pela Anvisa

Pessoa soltando fumaça com um cigarro eletrônico na mão. Imagem ilustrativa sobre possível regulamentação do vape no Brasil pela Anvisa

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 19/04/2024 às 9:01
Notícia

Clique aqui e escute a matéria

Nesta sexta-feira (19), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) discute a possibilidade de regulamentar os cigarros eletrônicos no Brasil

A regra vigente desde 2009 proíbe a fabricação, comercialização, propaganda e importação de cigarros eletrônicos ou vapes. 

Apesar da diretoria colegiada já ter aprovado por unanimidade em 2023 um relatório técnico que recomenda a manutenção da proibição dos cigarros eletrônicos no Brasil, a Anvisa ainda irá avaliar o caso hoje. 

Mesmo que a comercialização dos cigarros eletrônicos, vapes, pods, etc, seja proibido no Brasil, é fácil encontrar o item ao redor do país, com consumido principal dos jovens. 

Com a promessa de serem menos prejudiciais que o cigarro comum e com sabores diversos, ainda são poucos os estudos a longo prazo sobre o uso de cigarros eletrônicos.

Apesar disso, especialistas alertam que a maioria dos "vapes" contém nicotina, além de substâncias tóxicas e cancerígenas. 

Tags

Autor