Benefícios do chá de boldo com limão: confira motivos para consumir a bebida
Consumido em forma de chá, o boldo é uma planta com vasta aplicação terapêutica
Clique aqui e escute a matéria
Consumido em forma de chá, o boldo é uma planta com vasta aplicação terapêutica.
Isso porque ele possui componentes que geram vários benefícios à saúde e, quando se é adicionado o limão à bebida, sua ação tem a tendência de se potencializar.
Benefícios do chá de boldo para a saúde
Para o fígado
O boldo contém boldina, forscolina e barbatusina, que estimulam a produção de bile (ação colerética) e sua excreção para o duodeno (ação colagoga), auxiliando na digestão de gorduras e absorção de vitaminas.
Propriedade diurética
Os flavonoides glicosilados presentes na planta promovem a ação diurética, ajudando a reduzir a retenção de líquidos e contribuindo para a perda de peso.
Auxilia na digestão
Graças aos compostos bioativos como a boldina, o boldo melhora a ação da bile no intestino, facilitando a digestão de gorduras e aliviando a má digestão.
Retarda o envelhecimento precoce
Os compostos fenólicos presentes no chá de boldo contribuem para retardar o envelhecimento precoce.
Alívio da ressaca
O boldo auxilia na eliminação do acetaldeído, uma substância produzida pelo fígado após a ingestão de álcool, responsável pelos sintomas da ressaca.
Proteção contra a esteatose hepática
Os antioxidantes do boldo atuam como protetores do fígado em casos de excesso de gordura no órgão, prevenindo sintomas como dor de cabeça, náuseas e mal-estar.
Chá de boldo com limão
A combinação de boldo com limão estimula o funcionamento do fígado e trata problemas na vesícula, enquanto a ação antioxidante e o ácido cítrico do limão contribuem para melhorar a digestão e combater o estresse oxidativo, retardando o envelhecimento precoce.
Fonte: Estado de Minas
“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”