Chá de louro: 6 benefícios surpreendentes do chá de folhas de louro; saiba como usar
Veja os principais benefícios de incluir o chá de folha de louro na dieta
Clique aqui e escute a matéria
A folha de louro é proveniente do loureiro, uma árvore que pode atingir até dez metros de altura, conhecida cientificamente como Laurus nobilis.
As folhas de louro podem ser colhidas ao longo do ano inteiro, mas seus frutos, que se assemelham a pequenas azeitonas escuras, são colhidos apenas durante dois meses por ano. Originária do Mediterrâneo, a planta é amplamente cultivada na Itália, mas também pode ser encontrada no Brasil.
Usada frequentemente na culinária para temperar sopas, legumes, chá e molhos, a folha de louro oferece vários benefícios à saúde.
Em práticas tradicionais, ela é utilizada para controlar o açúcar no sangue, baixar o colesterol, tratar feridas e proporcionar bem-estar físico. Aqui estão alguns dos benefícios da folha de louro:
6 benefícios da folha de louro
- Auxílio no tratamento de convulsões
Textos antigos mencionam a folha de louro como um remédio para convulsões, e um estudo com ratos mostrou que o extrato da folha de louro tem propriedades que podem respaldar essa afirmação.
- Calmante natural
A presença de linalol, um tipo de óleo essencial no louro, proporciona um efeito calmante que ajuda a aliviar o estresse e a ansiedade.
- Potencial para combater o câncer
Um estudo revelou que o extrato da folha de louro pode ser uma opção natural para eliminar células cancerígenas, estimulando a apoptose (morte celular programada).
- Ajuda a regular o diabetes
Outra pesquisa sugere que tomar diariamente cápsulas contendo de um a três gramas de folha de louro pode ajudar a controlar os níveis de glicose e colesterol em pessoas com diabetes.
Isso é atribuído aos polifenóis presentes na folha, poderosos antioxidantes que podem ajudar a prevenir o diabetes e doenças cardiovasculares.
- Tratamento de feridas
Estudos mostraram que o extrato de folha de louro pode reduzir a inflamação de feridas. Embora a pesquisa tenha sido feita em ratos, acredita-se que os efeitos possam ser semelhantes em humanos, dando respaldo à prática tradicional de usar folha de louro para curar feridas.
- Tratamento de pedras nos rins
Outro estudo investigou o efeito do extrato da folha de louro em pedras nos rins. Os resultados indicaram que a folha de louro, juntamente com outras oito ervas medicinais, conseguiu reduzir a quantidade de urease no corpo, o que pode auxiliar no tratamento de pedras nos rins e na redução da retenção de líquidos.
VEJA TAMBÉM: DIABETES? Aprenda 3 CHÁS para baixar a GLICOSE no SANGUE
Uso do louro na cozinha
Além de temperar vários pratos, a folha de louro também facilita a digestão, evitando inchaço abdominal devido às suas enzimas digestivas.
Ela é especialmente adequada para molho de tomate, feijão, grão-de-bico, lentilhas, refogados e chá. Lembre-se de remover a folha de louro antes de servir, pois ela não deve ser ingerida diretamente.
Chá de louro para o estômago
O chá de louro é tradicionalmente usado para aliviar dores estomacais ou cólicas devido às suas propriedades anti-inflamatórias, digestivas e que ajudam a expelir gases do trato gastrointestinal.
Para preparar o chá, use de três a quatro folhas, fervendo por cerca de dez minutos. Recomenda-se beber entre duas e três xícaras por dia.
Contraindicações
O consumo excessivo de chá de louro pode causar sonolência, cólicas abdominais, diarreia e dor de cabeça. O uso tópico pode provocar erupções cutâneas em pessoas sensíveis à planta.
Além disso, mulheres grávidas devem evitar o consumo diário de louro e produtos naturais à base dele, pois podem estimular o aborto. Da mesma forma, o uso em crianças é desaconselhado.
*Com informações de Ecycle
“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”