concurso

Enem dos Concursos: seleção terá novas medidas de proteção e segurança; entenda

Governo divulga diversas medidas de segurança para o Enem dos Concursos. Confira principais definições sobre a seleção unificada

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 24/04/2024 às 7:16
Notícia

Clique aqui e escute a matéria

As provas do Concurso Nacional Unificado, apelidado de Enem dos Concursos, serão iniciadas no dia 5 de maio. Com a aproximação da seleção, as medidas de segurança do exame começam a ser divulgadas.

Entre os elementos implementados estão a proibição da saída com o caderno de questões ou anotações do gabarito. As digitais dos candidatos também serão coletadas. 

FERRAMENTAS DE SEGURANÇA NO CONCURSO UNIFICADO

Antes da aplicação da prova será feito um exame grafológico, um estudo da personalidade e comportamento através da escrita de uma frase. 

Já no cartão de respostas haverá a identificação do candidato, em que será necessário copiar uma frase com a própria letra, além de inserir sua digital. 

Os locais de aplicação de prova também terão detectores de metal e equipamentos eletrônicos. Celulares precisarão ser desligados durante o exame.

Para garantir a segurança e confiabilidade do processo, haverá a participação da Secretaria Nacional de Segurança Pública, das Polícias Federal e Rodoviária, da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), da Força Nacional e das Secretarias de Segurança Pública dos estados. 

“O processo envolve um forte esquema de segurança, desde a produção e entrega das provas até a checagem da identidade do candidato", esclareceu o coordenador-geral de logística do processo seletivo, Alexandre Retamal. 

Essas medidas buscam evitar fraudes no Enem dos Concursos, principalmente com relação ao uso de pontos eletrônicos. 

SOBRE O ENEM DOS CONCURSOS

As provas objetivas ocorrerão pela manhã, com abertura dos portões a partir das 7h30. Os processos de nível superior terão uma questão dissertativa, o nível médio terá uma redação. 

As provas de conhecimentos específicos para o nível superior serão feitas no horário da tarde, com abertura dos portões às 13h. No nível médio haverá uma nova leva de questões de conhecimentos gerais. 

Ainda no dia do exame, os cadernos de provas serão divulgados no site do Ministério da Gestão. 

Tags

Autor