Quais os melhores chás para regular colesterol alto? Veja principais causas, sintomas e tratamento
Veja as principais informações para regular o colesterol alto

Clique aqui e escute a matéria
O colesterol é uma substância cerosa e gordurosa encontrada em todas as células do corpo humano. É essencial para a produção de hormônios, vitamina D e substâncias que auxiliam na digestão.
Quando o colesterol está alto, o transporte de gordura pelo corpo é afetado. Com isso, a gordura passa a se acumular nas veias e artérias do corpo, incluindo as do coração.
Por isso, é imprescindível que as pessoas, principalmente no grupo de risco, evitem uma alimentação rica em gordura e sedentarismo.
COLESTEROL ALTO SINTOMAS
Seu colesterol pode estar alto se você apresenta os seguintes sintomas:
- cansaço;
- bolinhas de gordura na pele;
- sensibilidade na região da barriga;
- dor de cabeça;
- falta de ar;
- dor no peito;
- inchaço do abdômen;
- palpitações.
Vale apontar que o colesterol alto em si não apresenta sinais aparentes. Os sintomas citados são consequências do quadro, como problemas no fígado e coração.
Uma pessoa pode estar com níveis altos de colesterol ruim, mas não apresentar nenhum sintoma. Por esse motivo, é sempre recomendado realizar exames de rotina.
MELHORES ALIMENTOS PARA QUEM TEM COLESTEROL ALTO
Veja os 10 melhores alimentos com baixo teor de gordura para quem tem colesterol alto:
- peixes;
- aveia;
- azeite;
- chocolate amargo;
- laranja;
- linhaça;
- soja;
- canela;
- abacate;
- castanhas e nozes.
ALIMENTOS PROIBIDOS PARA QUEM TEM COLESTEROL ALTO
Alguns alimentos são muito prejudiciais para o organismo e para a saúde do coração, principalmente para quem tem colesterol alto.
Veja quais alimentos não devem ser consumidos para quem tem colesterol alto:
- Carnes: carne vermelha gorda, carne de porco, carneiro, cabrito, frios.
- Laticínios: leite integral, creme de leite, manteiga, todos os queijos gordos.
- Sobremesa: cremosos, sorvetes e doces.
- Pães e Cereais: produtos industrializados, tortas, bolos, biscoitos, pães caseiros.
- Gorduras/óleos: bacon, manteiga, margarina, maionese e frituras.
10 melhores chás para colesterol alto
Chá verde
Rico em antioxidantes, como os flavonoides, o chá verde pode ajudar a reduzir o colesterol LDL (ruim) e aumentar o colesterol HDL (bom).
Chá de alcachofra
As folhas de alcachofra contêm compostos que podem ajudar a reduzir os níveis de colesterol total e LDL no sangue. Chá de alho: O alho contém alicina, um composto que pode ajudar a baixar os níveis de colesterol e triglicerídeos, além de melhorar a saúde cardiovascular.
Chá de gengibre
O gengibre possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que podem ajudar a reduzir os níveis de colesterol e proteger o coração.
Chá de canela
A canela pode ajudar a diminuir o colesterol total, o colesterol LDL e os triglicerídeos, além de melhorar a sensibilidade à insulina.
Chá de hibisco
Estudos sugerem que o chá de hibisco pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol total e LDL em pessoas com colesterol alto.
Chá de boldo
As folhas de boldo têm propriedades que podem ajudar a melhorar a digestão de gorduras e a reduzir os níveis de colesterol no sangue.
Chá de dente-de-leão
O dente-de-leão pode ajudar a aumentar a produção de bile, o que pode auxiliar na quebra de gorduras e na redução do colesterol.
Chá de folha de oliveira
As folhas de oliveira contêm compostos antioxidantes que podem ajudar a reduzir o colesterol LDL e proteger o coração.
Chá de folha de louro
O louro contém compostos que podem ajudar a diminuir os níveis de colesterol total e LDL, além de ter propriedades anti-inflamatórias.
COLESTEROL ALTO: veja 7 bebidas que ajudam a reduzir o colesterol
Esta matéria possui fins educativos e não substitui um diagnóstico médico. Se suspeita ou sofre de colesterol alto, siga o tratamento adequado prescrito por um profissional de saúde. Com informações do Ministério da Saúde.
“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”