É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também
diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do
jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige
técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados.
Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um
fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um
determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens
que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e
respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do
entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções
artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
Um novo estudo divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta quinta-feira (25) mostra que diminuiu o número de professores concursados nas escolas estaduais do país.
O levantamento apresenta que o volume de docentes concursados em 2023 é o menor dos últimos dez anos. Essa alteração acompanha o aumento dos contratos temporários, que formam maioria nas redes estaduais.
Em 2013, o número de professores contratados com concurso público era de 505 mil, 68,4% do total. No ano passado, esse número era de 321 mil, ou 46,5% de todos os profissionais.
Desde 2022 que o número de contratos temporários passaram o volume de efetivos. Em 2023, o grupo compõe 51,6% das contratações, enquanto formava 31,1% em 2013.
Apesar de não haver legislação que limite a quantidade de contratos temporários nas escolas. O Plano Nacional de Educação (PNE), de 2014, coloca como meta que pelo menos 90% dos professores das escolas públicas tenham cargos efetivos. O plano era que essa estratégia fosse cumprida até 2017.
O aumento nas contratações temporárias causa maior instabilidade nos vínculos dos profissionais, que também tendem a receber menos que os efetivos.
A publicação do INEP também considera que a maior presença dessa categoria pode prejudicar na aprendizagem dos estudantes.
Os resultados dos testes de aprendizagem mostraram que os alunos com professores temporários tiveram 3,1 pontos a menos em matemática do que com os docentes efetivos.
Os pesquisadores atribuem a falta de um vínculo com a escola, instabilidade e rotina exaustiva como alguns dos problemas.