relações internacionais

Brasil e China negociam cooperação no setor cultural

Encontro da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (Cosban) discutiu cooperação cultural entre China e Brasil

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 26/04/2024 às 10:15
Notícia

Clique aqui e escute a matéria

Na quinta-feira (25), os Ministérios da Cultura do Brasil e da China se reuniram na Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (Cosban) para falar de ações conjuntas no setor cultural. 

O estabelecimento de relações diplomáticas entre Brasil e China completa 50 anos em 2024 e 20 anos da comissão. 

Participaram do encontro o secretário-Executivo do Ministério da Cultura, Márcio Tavares, a presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Fernanda Castro, o presidente da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), Marco Lucchesi, e entre outros. 

Márcio Tavares declarou que um dos pontos discutidos na reunião foi o apoio chinês no avanço das temáticas culturais no setor internacional para aumentar as trocas culturais e intercâmbios artísticos. 

Entre um dos desejos expressados pelo Brasil estava o pedido de que a China participe das atividades de feiras literárias no país, com o estabelecimento de parcerias com o mercado editorial brasileiro para promover a língua portuguesa e o mandarim. 

Os chineses ressaltaram como prioridade a criação de Mostras de Cinema permanentes de obras dos dois países, além da vinda da Orquestra Sinfônica Chinesa para turnê no Brasil e a expansão de ações para prática artes maciais no país. 

Tags

Autor