Saúde

Ministério da Saúde inclui novo grupo prioritário para vacina do HPV

Novo grupo prioritário foi incluído para a vacinação do HPV

Imagem do autor
Cadastrado por

Luana Simões

Publicado em 27/04/2024 às 10:53
Notícia

Clique aqui e escute a matéria

O Ministério da Saúde incluiu um novo grupo prioritário para vacina do HPV. A vacina contra o HPV (papilomavírus humano) é uma importante ferramenta de prevenção contra infecções causadas por esse vírus.

Desde a última segunda-feira (22), pacientes com papilomatose respiratória recorrente (PRR) fazem parte agora do grupo prioritáro para receber a vacina contra o HPV.

Conforme a pasta, a decisão de incluir esse grupo foi motivada por estudos que mostram os benefícios da vacina como tratamento complementar, o que reduz o retorno da doença em pacientes vacinados.

VACINA DA HP PARA PACIENTES COM PRR 

Pacientes com PRR são grupo prioritário para vacina do HPV, pois essa é uma condição rara causada pelo próprio HPV.

O quadro clínico é caracterizado por verrugas nas vias respiratórias. O tratamento cirúrgico é comum, mas as recorrências são frequentes e podem ser graves, especialmente em crianças.

O HPV é um grupo de vírus com mais de 100 tipos diferentes, sendo alguns deles associados ao desenvolvimento de câncer cervical, vulvar, vaginal, anal, peniano e orofaríngeo.

A vacinação contra o HPV é recomendada principalmente para adolescentes e jovens, idealmente antes do início da atividade sexual, pois oferece proteção eficaz contra os tipos de HPV mais comuns e de alto risco.

Vídeo: como funcionam as vacinas?

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor