5 alimentos proibidos para quem tem colesterol alto
Quem tem colesterol alto deve ter uma atenção a mais para a alimentação
Clique aqui e escute a matéria
O colesterol é uma substância cerosa e gordurosa encontrada em todas as células do corpo humano. É essencial para a produção de hormônios, vitamina D e substâncias que auxiliam na digestão.
Quando o colesterol está alto, o transporte de gordura pelo corpo é afetado. Com isso, a gordura passa a se acumular nas veias e artérias do corpo, incluindo as do coração.
Por isso, é imprescindível que as pessoas, principalmente no grupo de risco, evitem uma alimentação rica em gordura e sedentarismo.
COLESTEROL ALTO SINTOMAS
Seu colesterol pode estar alto se você apresenta os seguintes sintomas:
- cansaço;
- bolinhas de gordura na pele;
- sensibilidade na região da barriga;
- dor de cabeça;
- falta de ar;
- dor no peito;
- inchaço do abdômen;
- palpitações.
Vale apontar que o colesterol alto em si não apresenta sinais aparentes. Os sintomas citados são consequências do quadro, como problemas no fígado e coração.
Uma pessoa pode estar com níveis altos de colesterol ruim, mas não apresentar nenhum sintoma. Por esse motivo, é sempre recomendado realizar exames de rotina.
MELHORES ALIMENTOS PARA QUEM TEM COLESTEROL ALTO
Veja os 10 melhores alimentos com baixo teor de gordura para quem tem colesterol alto:
- peixes;
- aveia;
- azeite;
- chocolate amargo;
- laranja;
- linhaça;
- soja;
- canela;
- abacate;
- castanhas e nozes.
ALIMENTOS QUE PODEM ELEVAR O COLESTEROL ALTO:
Segundo a nutricionista Juliana Gonçalves, doutora em Ciências da Saúde e especialista em Nutrição Clínica, alguns dos alimentos contraindicados para pessoas com colesterol alto são:
Margarina e produtos industrializados
A margarina é uma fonte de gorduras trans, enquanto produtos industrializados como nuggets, biscoitos recheados e sorvetes também podem prejudicar o controle do colesterol alto.
Carnes gordurosas
Carnes muito gordurosas, como miúdos, bacon, costela, vísceras, pele de frango, embutidos, salsichão e mortadela, são ricas em gorduras saturadas, contribuindo para o aumento do LDL, o "colesterol ruim".
COLESTEROL HDL E LDL: qual é a diferença?
Frituras
Alimentos fritos, como batata frita, pastéis e salgados, representam riscos para a saúde, mesmo quando preparados com óleos vegetais ou azeite.
Queijos amarelos
Queijos de cor amarela, como cheddar, mozzarella e parmesão, não devem ser consumidos com frequência para a manutenção da saúde cardíaca.
Laticínios em excesso
O consumo exagerado de leite integral, manteiga e creme de leite não é recomendado para aqueles que buscam reduzir o colesterol alto, de acordo com a nutricionista.
Esta matéria possui fins educativos e não substitui um diagnóstico médico. Se suspeita ou sofre de colesterol alto, siga o tratamento adequado prescrito por um profissional de saúde. Com informações do Ministério da Saúde.
“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”