negociação política

No Agrishow, Alckmin defende diálogo em negociação sobre desoneração da folha

Durante evento do agronegócio, Alckmin falou sobre necessidade de negociação com o Congresso sobre a desoneração da folha de pagamento

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 29/04/2024 às 9:44
Notícia

Clique aqui e escute a matéria

Na abertura do Agrishow no domingo (28), o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), falou sobre a necessidade de diálogo entre o Governo e o Congresso Nacional sobre a desoneração da folha de pagamento

O ponto causa conflito entre a gestão de Lula (PT) e os parlamentares. A desoneração dos impostos na folha de pagamento de 17 setores da economia e de certos municípios até 2027 é vista como uma perda de arrecadação pelo governo. 

Por conta disso, o governo entrou com um processo de inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a ação da desoneração da folha de pagamento.

  • Quer ficar informado sobre política, eleições e tudo que envolve o jogo do poder? Clique aqui para se inscrever no nosso canal do WhatsApp.

O argumento da Advocacia-Geral da União para pedir a derrubada foi a falta de estabelecimento do impacto fiscal que a desoneração causaria. 

Durante a abertura do Agrishow, uma das maiores feiras do agronegócio brasileiro, Alckmin foi questionado sobre a situação do governo com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Pacheco anunciou na sexta-feira (26) que entraria com recurso ao STF para derrubar a decisão do ministro Cristiano Zanin que suspendeu a desoneração. 

Além de reforçar o diálogo, o vice-presidente declarou que "a responsabilidade fiscal é um dever de todos. É com boa política fiscal que nós vamos ter política monetária melhor, com redução de juros e crescimento da economia". 

Tags

Autor