Pode trabalhar no Dia do Trabalhador? É feriado? Veja o que diz a lei sobre o Dia do Trabalho
Confira o que a lei regulamenta sobre trabalho no Dia do Trabalhador
Clique aqui e escute a matéria
O Dia do Trabalhador, celebrado no dia 1º de maio, é uma data marcante para os trabalhadores em todo o país. Mas afinal, é feriado nacional? E quais são os direitos dos trabalhadores nesse dia tão simbólico? Nesta matéria, confira o que diz a lei sobre o Dia do Trabalho.
Dia do Trabalhador é feriado nacional?
Conforme estabelecido pela Lei nº 662, de 6 de abril de 1949, o Dia do Trabalhador é reconhecido como feriado nacional. Isso significa que os trabalhadores têm direito a uma folga neste dia ou em outra data acordada com a empresa.
Caso o empregador necessite que seus funcionários trabalhem no Dia do Trabalho, a Lei nº 605, de 5 de janeiro de 1949, determina que esses trabalhadores devem receber remuneração em dobro pelo dia trabalhado. Em outras palavras, quem trabalhar no feriado terá direito a um pagamento adicional.
Serviços Afetados
Devido ao feriado, é comum que alguns serviços tenham seus horários alterados. Comércios, shoppings, bancos e outras instituições podem funcionar em horários reduzidos ou até mesmo fechar suas portas durante o Dia do Trabalho.
Portanto, é importante checar o que abre e o que fecha neste feriado de Dia do Trabalhador.