protesto

Tutores fazem protesto em aeroporto pela morte do cachorro Joca

Manifestantes cobram melhor regulamentação para o transporte áreo de animais de estimação

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 29/04/2024 às 8:16
Notícia

Clique aqui e escute a matéria

Após a morte do cachorro Joca em um voo da Gol no último dia 22, tutores de cães da raça golden retriever protestaram no domingo (28) pela regulamentação do transporte aéreo para cachorros de grande porte. 

A manifestação ocorreu no aeroporto de Brasília, com organização do Clube Golden da cidade. Os participantes do protesto defendiam um tratamento digno durante o transporte dos animais. 

A presidente do clube, Fernanda Machado, declarou que as companhias aéreas têm "descaso" com o transporte de animais domésticos de grande porte. Segundo ela, é comum que ocorram fugas dos cães durante o embarque ou a morte dos animais durante a viagem. 

"Eles tratam nossos cães como bagagem, objeto, e eles não são. Não é barato para colocar um cão em um transporte desse. O nosso grito é de socorro, de basta. A gente não quer mais isso. Precisa mudar. O transporte precisa ser regulamentado", afirmou Fernanda.

CASO DO JOCA

Na segunda-feira passada (22), o golden retriever Joca foi despachado pelo tutor em direção ao Mato Grosso. A caixa de transporte acabou colocada em um voo para Fortaleza.

No retorno do cão para São Paulo, o animal não aguentou o trajeto total de oito horas e faleceu

O caso é investigado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e pela Polícia Civil de São Paulo. A GOL, empresa em que ocorreu o caso, se solidarizou com a perda de Joca e suspendeu o transporte aéreo de animais por 30 dias. 

*Com informações da Agência Brasil

Tags

Autor