temporal

Chuvas no Rio Grande do Sul: Lula monta sala de situação para acompanhar crise

Governo Federal montou grupo de atuação federal para auxiliar o Rio Grande do Sul durante forte temporal

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 03/05/2024 às 7:48
Notícia

Clique aqui e escute a matéria

Após o presidente Lula (PT) visitar a cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, o Governo Federal criou uma sala de situação para monitorar a situação das enchentes e demais problemas causados pelas fortes chuvas no estado. 

O plano é utilizar o espaço para coordenar as ações federais de auxílio ao resgate de pessoas. O grupo de atuação é formado pelos ministros que acompanharam Lula na visita

O ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), Paulo Pimenta, abriu a sessão ao comparar a situação deste ano com o de setembro do ano passado.

Pimenta, sendo gaúcho, apontou que a situação das chuvas agora é mais espalhada pelo estado, ampliando a extensão dos desastres. As chuvas no Rio Grande do Sul nesta semana afetam mais de 150 municípios. Já foram contabilizadas 32 mortes e 60 desaparecidos, mais de 10 mil pessoas estão desabrigadas. 

A sala de situação ficará sob liderança da Casa Civil, comandada pelo ministro Rui Costa. O grupo terá atuação emergencial e permanente até que o fim da catástrofe no Sul do país. 

*Com informações da Agência Brasil

Tags

Autor