Ministro indicado por Bolsonaro substituirá Moraes no TSE; Cármen Lúcia vira presidente
Com mudança, os dois ministros indicados por Bolsonaro estarão como titulares no TSE. Próxima presidência será de magistrado indicado pelo ex-presidente
Clique aqui e escute a matéria
Com a saída do ministro Alexandre de Moraes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), entrará como titular um dos magistrados do Supremo Tribunal Federal (STF) indicados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
A partir da mudança comum bienalmente na Corte, André Mendonça entrará no Tribunal na vaga de Moraes. Com isso, os dois ministros indicados por Bolsonaro comporão o novo mandato do TSE.
Como cada magistrado passa dois biênios dentro o TSE, neste ano Alexandre de Moraes se despede do cargo de presidente da Corte e de sua vaga como ministro.
Como ministro substituto mais antigo no STF, ao entrar em abril de 2022, André Mendonça entrará na vaga deixada por Moraes e ficará na Corte por quatro anos, com fim de mandato em 2028.
CÁRMEN LÚCIA ASSUME PRESIDÊNCIA
Além dessa alteração, o TSE terá uma nova presidente. Ao manter a tradição de eleger a vice-presidente anterior, Cármen Lúcia, que ocupava a segunda posição, assume como líder do Tribunal.
Esta é a segunda vez que a ministra fica como presidente do TSE. Em 2012, Cármen Lúcia assumiu o cargo como a primeira mulher na posição.
As alterações fazem com que Kassio Nunes Marques, o segundo mais antigo do STF no TSE com a saída de Moraes, fique como vice-presidente do novo mandato.
Com essa lógica, Nunes Marques deverá assumir a presidência da Corte no biênio de 2026.
COMPOSIÇÃO DO TSE
O TSE é formado por sete ministros titulares e sete substitutos. O Tribunal é composto sempre por três ministros do STF, dois magistrados do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois advogados.
No mandato até 3 de junho, a composição era:
- Titulares na ordem de antiguidade:
- Alexandre de Moraes (STF)
- Cármen Lúcia (STF)
- Nunes Marques (STF)
- Raul Araújo
- Isabel Gallotti
- André Ramos Tavares
- Floriano de Azevedo Marques
- Substitutos na ordem de antiguidade:
- André Mendonça (STF)
- Dias Toffoli (STF)
- Gilmar Mendes (STF)
- Antonio Carlos Ferreira
- Ricardo Villas Bôas Cueva
- Edilene Lôbo
- Vera Lúcia Araújo