BENEFÍCIOS

Caixa confirma antecipação do Bolsa Família e PIS/Pasep de maio no Rio Grande do Sul; confira

Medidas emergenciais serão direcionadas também para saques do FGTS e sobre contratos de financiamento habitacional

Imagem do autor
Cadastrado por

Jefferson Albuquerque

Publicado em 09/05/2024 às 21:11
Notícia

Clique aqui e escute a matéria

Nesta quinta-feira (09), a Caixa anunciou a antecipação do pagamento do Bolsa Família para todos os beneficiários do estado do Rio Grande do Sul.

O pagamento será realizado no primeiro dia do calendário de pagamentos, agendado para 17 de maio.

Essa iniciativa foi coordenada em colaboração com o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome (MDS).

PIS/Pasep 2024 antecipado no Rio Grande do Sul

O banco também comunicou que, em conjunto com o Ministério do Trabalho e Emprego, antecipará o pagamento do abono salarial PIS/Pasep referente a maio.

Outra medida anunciada será o adiantamento de duas parcelas extras do Seguro-Desemprego para os desempregados que já estavam recebendo antes da declaração da calamidade, após o término da última parcela.

Saque calamidade FGTS

Uma força-tarefa foi estabelecida para agilizar o processo de habilitação do Saque Calamidade do FGTS em parceria com as prefeituras.

Além disso, conforme o Decreto nº 12.016, datado de 7 de maio de 2024, os trabalhadores dos municípios atingidos pela calamidade no estado do Rio Grande do Sul em maio de 2024 estão dispensados do intervalo mínimo de 12 meses para realizar novo saque por calamidade.

Após a habilitação, a população poderá realizar o saque calamidade do FGTS de forma simples e rápida pelo celular, utilizando o aplicativo FGTS, sem a necessidade de se dirigir a uma agência.

A Caixa anunciou diversas medidas, incluindo a possibilidade de pausa de até seis meses nos contratos de financiamento habitacional nas áreas afetadas, mediante solicitação dos clientes. Além disso, é possível a incorporação de prestações vencidas ao saldo devedor.

Nesse processo, as prestações vencidas ou pausadas são adicionadas ao saldo devedor e distribuídas ao longo do prazo remanescente, mantendo-se a taxa de juros e o prazo originalmente contratados.

Para informações e solicitação de pausa e incorporação, os clientes podem contatar o Alô Caixa, pelo número 4004-0104 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 104 0104 (demais regiões), ou ainda procurar uma agência.

A instituição também oferecerá suporte aos clientes para acionamento de seguro habitacional de contratos ativos e procedimentos para pagamento de indenizações, de forma ágil.

Os contratos habitacionais contam com cobertura dos seguros Danos Físicos ao Imóvel (DFI) e Morte e Invalidez Permanente (MIP), os quais podem ser acionados por mutuários com contratos não quitados.

Tags

Autor