SAÚDE

Tomate é bom para quê? Veja os verdadeiros benefícios do tomate e como incluir na alimentação

O tomate é versátil e está associado e diversos benefícios para quem o consome

Imagem do autor
Cadastrado por

Flávio Oliveira

Publicado em 09/05/2024 às 9:21
Notícia

Clique aqui e escute a matéria

Eliminar rugas, prevenir queimaduras solares e até mesmo reduzir o risco de câncer são alguns dos benefícios do tomate, segundo o especialista britânico Michael Mosley. Ele afirma que o simples ato de cozinhar o tomate o transforma em um "superalimento". Para Mosley, cozinhar tomates pode até salvar vidas.

O especialista em alimentação saudável e autor de vários livros, Mosley explicou que, ao cozinhar o tomate, ele se torna muito mais fácil para o corpo humano absorver um pigmento chamado licopeno, que tem uma ampla gama de efeitos positivos.

O licopeno é responsável por dar ao tomate sua cor vermelha vibrante e, de acordo com cientistas, está por trás de muitos dos benefícios para a saúde, como a redução potencial do risco de câncer e a melhora na aparência da pele.

Cozinhar potencializa os benefícios

Quando o tomate é cozido, a quantidade de licopeno que o corpo pode absorver aumenta drasticamente. O motivo é simples: o calor quebra as paredes celulares do tomate, tornando o licopeno mais acessível para o organismo.

DIVULGAÇÃO
TOMATES - DIVULGAÇÃO

Mosley também destacou que o consumo de tomates está associado a uma redução do risco de câncer de próstata e a uma diminuição dos riscos de doenças cardiovasculares.

Além disso, o licopeno é um poderoso antioxidante que ajuda a combater os radicais livres, substâncias químicas que podem danificar as células e causar problemas de saúde.

Tomate é uma fruta

Embora muitas pessoas considerem o tomate um vegetal devido ao seu uso culinário, botanicamente ele é classificado como uma fruta, pois se desenvolve a partir da flor da planta do tomateiro e contém sementes.

No entanto, na culinária, ele é frequentemente tratado como um vegetal, sendo usado em pratos salgados, saladas e molhos.

*Com informações de Catraca Livre

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor