CHUVAS NO RS

Rio Grande do Sul tem alertas para riscos de inundações e deslizamentos neste domingo

As áreas que podem ser mais afetadas incluem o Noroeste, Centro-Ocidental, Nordeste, Sudeste, Sudoeste Rio-Grandense e a região Metropolitana de Porto Alegre

Imagem do autor
Cadastrado por

Pedro Lima

Publicado em 11/05/2024 às 19:28 | Atualizado em 11/05/2024 às 19:30
Notícia

Clique aqui e escute a matéria

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) alertou para um risco muito alto de eventos hidrológicos e geológicos no Rio Grande do Sul neste domingo (12).

Os alertas são em resposta às fortes chuvas previstas, que podem causar desde inundações e alagamentos até deslizamentos de terra e desabamentos.

De acordo com a previsão, as áreas que podem ser mais afetadas incluem o Noroeste, Centro-Ocidental, Nordeste, Sudeste, Sudoeste Rio-Grandense e a região Metropolitana de Porto Alegre.

Até agora, o estado contabiliza 136 mortes devido aos temporais e enchentes que persistem desde o final de abril.

Segundo o último boletim da Defesa Civil, divulgado no sábado (11), ainda há 125 pessoas desaparecidas e 756 feridas.

O número de pessoas que tiveram que deixar suas casas chegou a 441,3 mil, sendo 71,3 mil em abrigos e 370 mil desalojadas, hospedadas com familiares ou amigos.

Previsão do tempo

Com rios já atingindo níveis recordes devido às chuvas recentes, novos temporais são esperados no estado durante o fim de semana.

Estima-se que o volume de chuva possa ultrapassar os 150 milímetros em grande parte do território gaúcho.

Conforme a Climatempo, a intensificação das chuvas será influenciada por dois fatores principais: a passagem de uma nova frente fria pela região e o desenvolvimento de uma área de baixa pressão no litoral gaúcho.

Esses fenômenos climáticos devem provocar o encontro de ar quente e úmido com uma massa de ar frio, favorecendo a formação de nuvens densas.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica que as chuvas serão particularmente fortes no centro-leste e nordeste do estado.

A região metropolitana de Porto Alegre também enfrentará condições severas, com previsão de acumulado de chuva superior a 80 milímetros para o domingo (12).

Com os temporais previstos, especialmente na região das bacias do Guaíba, o nível das águas pode voltar a superar os 5 metros.

Tags

Autor