chuvas no RS

Nível do Guaíba sobe e novo bairro precisa ser evacuado com expectativa de novo recorde

Nível do Guaíba continua a subir e previsão é de que bata o recorde nesta terça (14)

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 14/05/2024 às 8:59
Notícia

Clique aqui e escute a matéria

Com a retomada das chuvas no Rio Grande do Sul, o nível do Guaíba voltou a subir. Já na manhã desta terça-feira (14), as águas do Lago estavam em 5,20 metros de altura

A previsão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) é de que ainda hoje o nível da água bata o recorde estabelecido em 5 de maio ao atingir 5,5 metros. O marco atual é de 5,33 metros. 

Por conta da manutenção dos alagamentos na cidade de Porto Alegre e o aumento do estágio de inundação (que ocorre quando a água está acima de 3 metros), um bairro no extremo sul da capital gaúcha precisou ser evacuado por conta das inundações.

Cerca de 300 famílias precisaram sair de suas casas. 

CONTENÇÃO DO NÍVEL DO GUAÍBA

Para evitar mais problemas, a Prefeitura de Porto Alegre adicionou barricadas com sacos de areia de 1,8m ao redor das contenções do Guaíba.

O prefeito da cidade, Sebastião Lema (MDB), afirma acreditar que haverá uma elevação no número de atingidos pelas enchentes. 

Mesmo sem previsão de chuva nesta terça no Rio Grande do Sul, o estado sofrerá com a queda de temperatura, com mínimas próximas de 0ºC.

A retomada dos temporais no fim de semana fez com que diversas cidades já em situação crítica voltassem a ficar inundadas. Novos riscos de desabamento e deslizamentos são alertados em municípios ao redor do RS. 

Tags

Autor