greve

Governo Lula reúne categorias em greve em nova negociação nesta quarta (15)

Greve dos docentes das universidades federais ocorre desde abril. Servidores pedem ao governo Lula aumento salarial e recomposição do orçamento das instituições

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 15/05/2024 às 8:42
Notícia

Clique aqui e escute a matéria

Nesta quarta-feira (15), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) do governo Lula (PT) se reunirá às 10h30, em Brasília, junto ao Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes).

O objetivo do encontro é discutir as demandas dos professores das Universidades Federais, que estão em greve nacional desde 15 de abril.

A negociação ocorre na “mesa específica e temporária do magistério superior”.

Os professores esperam uma contraproposta ao pedido de reajuste salarial de 22,71%, com pagamento previsto ainda para o segundo semestre deste ano.

A última proposta do governo Lula para este tópico previa um reajuste de 12,5% em dois anos a partir de 2025. Somado com o aumento de 9% dado em 2023, ficaria 21,5%. 

Eles também reivindicam a recomposição do orçamento das universidades federais e a revogação de normas estabelecidas pelo governo anterior que afetam a carreira docente.

O MGI informou à Agência Brasil que a reestruturação das carreiras na área de educação é uma prioridade.

Na próxima terça-feira (21), o ministério se reunirá com representantes dos técnicos administrativos das universidades federais, que também estão em greve no país.

Esse grupo iniciou a paralisação das funções antes dos docentes e pedem um novo plano de carreira. 

CONFIRA TAMBÉM: Lula demite Jean Paul Prates da Petrobras; veja quem assume

Tags

Autor