Celular Seguro enviará alertas para comprador de aparelho furtado ou roubado
Ação já ocorria no Piauí e garante que alertas apareça em um celular roubado ou furtado que seja reativado
Clique aqui e escute a matéria
O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) estabeleceu na terça-feira (14) o Comitê Gestor, responsável por realizar avaliações, melhorias e garantir a segurança do Programa Celular Seguro.
Um dos primeiros objetivos do comitê será incorporar ao Celular Seguro a iniciativa do Governo do Piauí, que envia alertas via WhatsApp ao telefone furtado ou roubado quando o aparelho é novamente habilitado. Esta medida aumentou a recuperação de aparelhos em 139% no estado.
INICIATIVA NO CELULAR SEGURO
A iniciativa do Piauí se baseia em um programa que armazena dados dos telefones celulares.
Quando uma nova linha é habilitada, as empresas de telefonia informam o local e aparelho da nova conta.
Se houver registro de furto ou roubo, o receptador é intimado via WhatsApp a comparecer à delegacia para esclarecer a situação.
Desenvolvido pela Polícia Civil do Piauí, o programa exige que, sem a nota fiscal, o comprador entregue o telefone às autoridades, que o devolvem ao verdadeiro dono.
Dados da Secretaria de Segurança Pública do Piauí indicam uma redução de 44% nos roubos e 18% nos furtos de celulares no primeiro trimestre de 2024, comparado ao mesmo período do ano passado.
O Ministério da Justiça ainda não informou quando a iniciativa será implementada.
O comitê criado ficará responsável por identificar boas práticas, fornecerá dados para aprimoramento de políticas de segurança pública e de proteção ao consumidor, e garantirá o cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
Formado por integrantes do MJSP, o comitê se reunirá mensalmente e será coordenado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP).
COMO USAR O CELULAR SEGURO
Voltado para o bloqueio de dispositivo e aplicativos digitais em caso de roubo, furto ou perda, através de um "botão de emergência".
Para acessar, é necessário realizar o login pelo gov.br pelo site celularsegur.mj.gov.br ou pelo aplicativo disponível na Play Store e App Store.
*Com informações da Agência Gov