CRISTIANISMO

Dia de Pentecostes: evangélicos celebram data com cultos especiais e muita reflexão

Quem celebra o Dia de Pentecostes considera este um momento significativo, que marca o nascimento da igreja cristã e o início da propagação do Evangelho

Imagem do autor
Cadastrado por

Marcelo Aprígio

Publicado em 19/05/2024 às 7:15
Notícia

Clique aqui e escute a matéria

Reconhecidamente uma tradição católica, o Dia de Pentecostes também tem espaço em algumas denominações evangélicas, especialmente entre as igrejas históricas.

Neste domingo (19), várias comunidades evangélicas se reúnem para celebrar este importante evento do calendário cristão, que acontece 50 dias após a Páscoa e marca a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e outros seguidores de Jesus Cristo, segundo a tradição cristã.

Quem celebra o Dia de Pentecostes considera este um momento significativo, que marca o nascimento da igreja cristã e o início da propagação do Evangelho.

Apesar disso, para muitos evangélicos, o Pentecostes ainda é considerado uma data católica.

Segundo o pastor Ciro Zibordi, da Assembleia de Deus, a celebração foi estabelecida no calendário cristão nos primeiros séculos depois de Cristo e, posteriormente, também foi adotada pelo catolicismo romano.

Embora a doutrina pentecostal enfatize as ministrações do Espírito Santo, as igrejas pentecostais não possuem a tradição de celebrar a data, mas reconhecem sua relevância.

“Para nós, pentecostais, é uma data especial, porque representa o dia em que houve o derramamento inaugural do poder do Espírito Santo. Inaugural porque somos continuístas; acreditamos que o Espírito Santo continua sendo derramado”, afirmou Zibordi em entrevista ao site Guiame.

CULTOS ESPECIAIS

Para celbrar o Pentecostes, diversas igrejas evangélicas organizam cultos especiais para marcar a data, centrando suas mensagens e sermões na importância do Espírito Santo e seu papel transformador na vida dos cristãos.

Pastores e líderes religiosos enfatizaram a renovação espiritual e a necessidade de buscar um relacionamento mais profundo com Deus, inspirados pelo exemplo dos apóstolos que receberam o Espírito Santo em Jerusalém há mais de dois mil anos.

Além dos cultos, muitas congregações dedicam tempo extra ao estudo das escrituras relacionadas ao Pentecostes, promovendo sessões de leitura bíblica e momentos de oração intensiva.

"Este é um tempo para buscarmos uma renovação do Espírito Santo em nossas vidas e em nossa comunidade", afirmou o pastor João Silva, da Igreja Batista Central.

"Queremos que todos sintam a presença e o poder de Deus de uma maneira nova e revigorante."

Tags

Autor